Empresário Bob Lee posa para foto
Bob Lee, criador do CashApp (Imagem: Divulgação/MobileCoin)

As indústrias das fintechs e das criptomoedas sofreram uma grande perda nesta semana, com a morte do empresário e desenvolvedor americano Bob Lee, de 43 anos de idade, um dos fundadores do popular aplicativo CashApp. Lee foi encontrado esfaqueado na madrugada da última terça-feira (4) em Rincon Hill, bairro de São Francisco, na Califórnia, EUA. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

“Nosso querido amigo e colega Bob Lee faleceu ontem aos 43 anos, deixando uma família amorosa e uma coleção de amigos próximos e colaboradores”. A frase, em homenagem a Lee, está agora fixada na conta da MobileCoin no Twitter, empresa que ele fundou em 2018.

Publicidade
(Reprodução/Twitter/MobileCoin)

Segundo a rede CBS News, a polícia da Califórnia está investigando o caso, mas não realizou nenhuma prisão até o momento. Imagens de câmeras de segurança publicadas pelo jornal britânico DailyMail mostram Lee, ferido, procurando socorro até desfalecer na calçada de um edifício, onde foi resgatado minutos depois de ligar para o número de emergência 911.

O chefe de polícia local, Bill Scott, disse que “todos que nossos investigadores estão trabalhando incansavelmente para prender e trazer justiça ao Sr. Lee e seus entes queridos”. Lee deixa sua ex-esposa, Krista Drake, e duas filhas, Dagny e Scout.

(Reprodução/Facebook)

“Crazy Bob” trabalhou com Jack Dorsey e criou a criptomoeda MOB 

Como executivo, Lee foi CTO na Block, empresa de Jack Dorsey antes chamada Square. Ele também contribuiu no desenvolvimento do sistema operacional Android, além de fundar a MobileCoin, uma empresa de pagamentos descentralizados.

Ele tinha o apelido de “Crazy Bob” entre os desenvolvedores de tecnologia e também era investidor, tendo comprado participações em diversas empresas como SpaceX, Clubhouse e Figma.

Publicidade

Na MobileCoin, Lee criou o token MOB, com foco em privacidade, para ser transacionado na modalidade P2P entre aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Acerca do CashApp, um programa de sucesso que Lee ajudou a criar em 2013, trata-se de um aplicativo que permite que os usuários enviem dinheiro de forma instantânea uns aos outros. Ele também oferece uma carteira para Bitcoin, permitindo que os usuários comprem, vendam e enviem a criptomoeda por meio da Lightning Network.

Empresário recebeu várias homenagens

Seu pai Rick Lee, que morava com ele, postou sobre seu filho no Facebook: “Acabei de perder meu melhor amigo, meu filho Bob Lee. Bobby trabalhou mais do que ninguém e foi a pessoa mais inteligente que já conheci. Todos aqueles que o conheceram sentirão sua falta”.

(Reprodução/Facebook)

No Twitter, players do mercado cripto e de fintechs fizeram uma enxurrada de homenagens. “Ele era um ser humano generoso e decente que não merecia ser morto”, escreveu Bill Barhydt, CEO da Abra.

Publicidade

O ex-parceiro de Square, Dorsey, que não posta no Twitter desde o dia 2 de janeiro deste ano, usou a rede descentralizada Nostr para comentar o assunto. “De partir o coração. Bob foi fundamental para Square e Cash App”, ressalta um publicação da CBS News.

Por sua vez, Elon Musk se absteve em citar Lee e criticou a segurança local. “Crimes violentos em São Francisco são assustadores e mesmo que os agressores sejam pegos, geralmente são soltos imediatamente”, comentou o empresário.

Ele ainda acrescentou uma pergunta à promotora local, Brooke Jenkins: “A cidade está tomando medidas mais fortes para prender os infratores violentos reincidentes, @BrookeJenkinsSF?”.

Os comentários foram em resposta a um tweet do lutador de artes marciais Jake Shields, que se despediu: “Descanse em paz irmão”.

VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
criptomoedas caindo no fogo

Volume de negociação em corretoras de criptomoedas cai pela 1ª vez em 7 meses

Análise aponta que guerra no Oriente Médio e freio no fluxo dos ETF cripto dos Estados Unidos foram os motores para a queda
Imagem da matéria: El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

A mineração de Bitcoin é feita com energia do vulcão Tecapa, usando 300 processadores voltados para essa atividade
Imagem da matéria: Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do "Rei do Bitcoin"

Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do “Rei do Bitcoin”

Nova operação da Polícia Federal visando fraudes no portos do Paraná revelou uma curiosa ligação entre o irmão do Roberto Requião e um dos maiores piramideiros do Brasil