A Bitmain, maior fabricante de equipamentos de mineração de Bitcoin do mundo, demitiu três funcionários e um estagiário que vazaram as informações de que o grupo havia cortado parte dos salários de toda a empresa, como consequência dos prejuízos que sua operação comercial sofreu em setembro.
A revelação das demissões foi publicada nesta terça-feira (17) no site chinês The Block Beats e compartilhada por Colin Wu, jornalista que é uma das maiores referências na cobertura chinesa do mercado cripto.
A polêmica começou no dia 3 de outubro, quando surgiu um memorando interno da Bitmain informando aos funcionários que haveria redução de salários de toda a força de trabalho. O motivo seria que o fluxo de caixa da empresa ainda não havia ficado positivo em setembro.
Ainda no começo do mês, alguns funcionários confirmaram para Wu que o memorando era verdadeiro.
Bitmain announced that it had fired four employees who leaked the content of the above announcement because of "illegal publication of the company's announcement on salary release." https://t.co/hxiyMJLluK https://t.co/t0xY257ekn
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) October 17, 2023
Agora, a Bitmain identificou e demitiu os funcionários que vazaram as informações sobre os cortes de salário — não fica claro se são os mesmos que confirmaram a veracidade do memorando para o jornalista.
Leia Também
Na nota sobre as demissões, a Bitmain afirma que os trabalhadores violaram regras de disciplina e regulamentos internos, e enfatizou “que os funcionários não devem divulgar nenhuma informação da empresa ao mundo exterior sem a autorização”.
Bitmain lança máquina mais potente do mundo
O corte de salário e demissões vieram na esteira de grandes anúncios da Bitmain. No dia 22 de setembro, a Bitmain lançou as novas mineradoras da série Antminer S21. A companhia afirma que essas são as máquinas mais potentes do mundo.
Os novos modelos anunciados são a S21 e a S21 Hydro. Segundo a Bitmain, a mineradora de imersão é capaz de produzir 335 TH/s (terahashes por segundo) com uma eficiência de 16 J/TH (joules por terahash). Já a S21 modelo simples, produz 200 TH/s com 17,5 J/TH.
Para fins de comparação, a Antminer S19 XP Hyd, que foi lançada no passado e ainda é considerada um modelo de ponta no setor de mineração, fornece 255 TH/s e 20,8 J/TH de eficiência de energia.
“Numericamente, é a máquina de mineração de Bitcoin mais poderosa atualmente”, comentou sobre o lançamento o jornalista Colin Wu.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto