miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens
(Foto: Shutterstock)

A Bitmain, maior fabricante de equipamentos de mineração de Bitcoin do mundo, demitiu três funcionários e um estagiário que vazaram as informações de que o grupo havia cortado parte dos salários de toda a empresa, como consequência dos prejuízos que sua operação comercial sofreu em setembro. 

A revelação das demissões foi publicada nesta terça-feira (17) no site chinês The Block Beats e compartilhada por Colin Wu, jornalista que é uma das maiores referências na cobertura chinesa do mercado cripto.

Publicidade

A polêmica começou no dia 3 de outubro, quando surgiu um memorando interno da Bitmain informando aos funcionários que haveria redução de salários de toda a força de trabalho. O motivo seria que o fluxo de caixa da empresa ainda não havia ficado positivo em setembro.

Ainda no começo do mês, alguns funcionários confirmaram para Wu que o memorando era verdadeiro.

Agora, a Bitmain identificou e demitiu os funcionários que vazaram as informações sobre os cortes de salário não fica claro se são os mesmos que confirmaram a veracidade do memorando para o jornalista.  

Na nota sobre as demissões, a Bitmain afirma que os trabalhadores violaram regras de disciplina e regulamentos internos, e enfatizou “que os funcionários não devem divulgar nenhuma informação da empresa ao mundo exterior sem a autorização”.

Bitmain lança máquina mais potente do mundo

O corte de salário e demissões vieram na esteira de grandes anúncios da Bitmain. No dia 22 de setembro, a Bitmain lançou as novas mineradoras da série Antminer S21. A companhia afirma que essas são as máquinas mais potentes do mundo.

Publicidade

Os novos modelos anunciados são a S21 e a S21 Hydro. Segundo a Bitmain, a mineradora de imersão é capaz de produzir 335 TH/s (terahashes por segundo) com uma eficiência de 16 J/TH (joules por terahash). Já a S21 modelo simples, produz 200 TH/s com 17,5 J/TH.

Para fins de comparação, a Antminer S19 XP Hyd, que foi lançada no  passado e ainda é considerada um modelo de ponta no setor de mineração, fornece 255 TH/s e 20,8 J/TH de eficiência de energia.

“Numericamente, é a máquina de mineração de Bitcoin mais poderosa atualmente”, comentou sobre o lançamento o jornalista Colin Wu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

Quem é Rodrigo dos Reis, “Coach de Bitcoin” que usava religião para enganar pessoas 

Uma das vítimas da RR Consultoria descreveu Rodrigo como um “especialista em enganar”; ele usava religião para atrair investidores para seu golpe cripto
Imagem da matéria: Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Os ventos favoráveis estão ajudando a alimentar o otimismo no setor cripto, incluindo as adoráveis memecoins inspiradas em cachorros e até no Elon Musk
Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Howard Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é a principal custodiante da Tether
Imagem da matéria: Primo Rico deixa de ganhar R$ 1 milhão ao vender Bitcoin antes da alta

Primo Rico deixa de ganhar R$ 1 milhão ao vender Bitcoin antes da alta

Thiago Nigro, o Primo Rico, perdeu uma valorização de 42% no Bitcoin ao vendê-lo três meses antes do rali atual