Imagem da matéria: Empresa cripto promovida por Chuck Norris deixa  investidores em prejuízo bilionário
Chuck Norris (Foto: ShutterStock)

Milhares de investidores perderam milhões de dólares nos esquemas fraudulentos de investimento em criptomoedas associados ao HyperVerse, conforme aponta uma nova investigação do Guardian Austrália.

Segundo o jornal, as autoridades australianas não emitiram nenhum alerta contra o esquema que também usava o nome de HyperFund, enquanto outros países avisaram sobre um possível esquema de pirâmide.

Publicidade

Os investidores na HyperVerse tinham promessas de retornos mínimo de 0,5% ao dia sobre seus investimentos, com um retorno de 300% em 600 dias. Também havia um esquema de incentivos para o recrutamento de novos membros, típico das pirâmides financeiras.

Um relatório da empresa de análise blockchain Chainalysis estima que as perdas do consumidor no esquema HyperVerse em 2022 eram de US$ 1,3 bilhão.

O suposto golpe foi criado por Sam Lee, que chegou a ser apelidado de “o príncipe herdeiro do Bitcoin” na Austrália, e por Zijing “Ryan” Xu, que se promoveu como “um dos quatro reis do Bitcoin da China”. Os dois são fundadores da quebrada empresa australiana de bitcoin Blockchain Global, que hoje deve US$ 58 milhões aos credores.

Ao Guardian, Lee nega que o HyperVerse fosse um golpe, enquanto Xu não respondeu ao jornal. Em dezembro de 2021 um homem chamado Steven Reece Lewis foi apresentado como diretor executivo da empresa em um evento de lançamento global on-line.

Publicidade

Um material promocional da companhia disse que Reece Lewis se formou na Universidade de Leeds e possuía um mestrado pela Universidade de Cambridge, além de ter trabalhado o Goldman Sachs. O Guardian, porém, descobriu que todas essas informações eram falsas e que, aparentemente, o executivo não existe.

Apoio de famosos

No mês seguinte diversas mensagens de vídeo de apoio foram divulgadas nas redes sociais com nomes famosos como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o ator Chuck Norris.

Nas mensagens, Norris diz que “sob a liderança do CEO Steven, o HyperVerse será o líder do metaverso“. Já Wozniak disse: “Estou aqui para apoiar Steven e Hyperverse” e “mal posso esperar pelo HyperVerse”.

Segundo o jornal, não está claro como as mensagens foram feitas, mas tanto Norris quanto Wozniak, estão em um programa em que pessoas podem pagar para eles gravem mensagens curtas, como parabéns de aniversário.

Publicidade

Pressão aos reguladores

Nesta semana, o tesoureiro assistente e ministro de serviços financeiros da Austrália, Stephen Jones, disse que vai questionar a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) sobre o porquê da agência não ter alertado os consumidores sobre o esquema de criptomoedas HyperVerse como outros países fizeram, de acordo com o Guardian.

“Este tipo de esquema funciona convencendo pessoas inocentes a investirem o seu dinheiro num produto que pode não existir, sendo a única fonte de rendimento o dinheiro de novos investidores”, disse Jones. “Simplesmente não sei por que um aviso não foi emitido. Parecia bastante claro que deveriam ter sido levantadas preocupações sobre esta operação.”

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo GameStop com fundo azul

GameStop adiciona Bitcoin como “ativo de reserva de tesouraria”

Ação meme mais famosa do mercado, GameStop atualizou sua Política de Investimentos para incluir “certas criptomoedas, incluindo Bitcoin”
Imagem da matéria: Polymarket passa a aceitar depósitos via Solana a partir de hoje

Polymarket passa a aceitar depósitos via Solana a partir de hoje

Conhecida por seus mercados de previsão com dinheiro real, a Polymarket permite que os usuários apostem em uma ampla variedade de tópicos
Imagem da matéria: Essa “memecoin com alma” está virando febre e pode explodir no DeFi

Essa “memecoin com alma” está virando febre e pode explodir no DeFi

A Kharpa Unity Network anunciou recentemente o lançamento da Kharpa Coin, uma criptomoeda que une tecnologia de ponta a uma rica tradição
Imagem da matéria: Justiça de SP autoriza intimações por meio de NFT no caso BWA Brasil

Justiça de SP autoriza intimações por meio de NFT no caso BWA Brasil

NFTs conterão documentos legais respaldados pelo Ministério Público e serão enviados para carteiras de Bitcoin ligadas às transações contestadas