Deputado federal Kim Kataguiri falando ao microfone
Kim Kataguiri (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) publicou nesta quarta-feira (12) um vídeo no seu canal de YouTube para criticar os projetos de lei que tramitam em Brasília com o objetivo de regular o mercado brasileiro de criptomoedas.

Kataguiri iniciou o vídeo alertando seus mais de 800 mil inscritos que o que passa na cabeça dos governantes envolvidos com os projetos de lei “não é nada bom, nada que vai trazer benefícios para o mercado de criptoativos” — no qual investe.

Publicidade

O deputado cita especificamente o projeto de lei 2303/15, aprovado na Câmara dos Deputados no início de dezembro e que atualmente aguarda votação no Senado.

O PL estabelece que um órgão fiscalizador apontado pelo Poder Executivo — provavelmente o Banco Central — deverá passar a fiscalizar a criação e o funcionamento das exchanges que operam no país. Além disso, o texto aumenta as punições para quem cometer crimes de estelionato e lavagem de dinheiro utilizando criptomoedas.

“Ele [projeto de lei] deu poderes amplos para que o Executivo regulamente criptoativos, por isso que eu votei contra. […] O ponto negativo disso é que as exchanges vão precisar de uma permissão do governo para operar no Brasil”, disse.

Na visão do deputado, a fiscalização será negativa e fará com que as operações não sejam mais livres no país. “Não é simplesmente o sujeito ir lá, abrir uma empresa, colocar uma sede de qualquer país ou mesmo no próprio Brasil e começar a operar. Não, dessa vez, a empresa vai passar por um procedimento regulamentado pelo Banco Central para operar no Brasil”. 

Publicidade

Visões de Kim Kataguiri

Ele acrescenta que o Banco Central, portanto, passará a ter poder de veto sobre novas instituições do setor e que a legislação é uma “carta branca para o legislativo fazer o que bem entender”. 

“O projeto aprovado pelo Congresso Nacional em si, não é desastroso. Não estabelece nenhuma operação que inviabilize a operação de criptoativos de exchange no Brasil, mas ele dá poderes para que o Executivo tenha esse poder de regulamentar a ponto de inviabilizar”, afirma.

Embora não acredite que esse cenário de proibição total se concretize, ele argumenta que o que virá, “vai burocratizar, encarecer e ser uma barreira de mercado”.

Kataguiri ainda sinalizou que deve em breve se reunir com a Receita Federal para discutir a tributação de criptomoedas: 

“Devo me reunir aí com os representantes da Receita quando voltar para Brasília para saber como eles vão tributar, em relação principalmente a NFTs… a partir de qual momento você precisa pagar tributação, qual é o limite, sobre qual ganho de capital, se precisa pagar ou não se converte de um NFT para outro NFT… tem uma série de dúvidas surgindo”.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez
Imagem da matéria: 1º ETF à vista de XRP do mundo vai estrear em breve no Brasil

1º ETF à vista de XRP do mundo vai estrear em breve no Brasil

O ETF de XRP da Hashdex já foi aprovado pela CVM e está no momento em fase pré-operacional
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

FTX começa a pagar hoje clientes lesados pela grande quebra de 2022

Primeira leva de pagamentos da FTX será feita para clientes que tem menos de US$ 50 mil a receber; soma chega a US$ 1,2 bilhão
Logotipo e logomarca da plataforma pump.fun

Pump.fun lança app que permite criação de memecoins de graça

A popular plataforma de lançamento de tokens Solana agora está disponível para iOS e Android