Imagem da matéria: Em desabafo, youtuber Ideias Radicais quebra silêncio sobre Atlas: "Maior erro da vida"
Raphaël Lima, do Youtuber do Ideias Radicais (Foto: Youtube/Reprodução)

O youtuber libertário Raphaël Lima finalmente falou sobre seu apoio ao esquema de pirâmide financeira com bitcoin Atlas Quantum e disse ter cometido o maior erro de sua vida ao apoiar a empresa.

O desabafo foi feito quatro dias depois de uma reportagem do Portal do Bitcoin sobre a constante cobrança que o criador do Canal Ideias Radicais vinha sofrendo nas redes sociais por ter recomendado a empresa aos seguidores.

Publicidade

O vídeo foi feito de dentro do carro em formato de live com os comentários desabilitados. O youtuber está sozinho e em vários momentos é possível notar olhos marejados enquanto explica o seu silêncio por tanto tempo e disse que resolveu se pronunciar agora porque o risco jurídico é muito menor dada a situação atual da empresa.

Veja o depoimento:

“Estava passando por um momento conturbado e não poderia correr o risco de tomar um processo e piorar tudo. Tinha um contrato de patrocínio com a Atlas e fui aconselhado pelos advogados a agir assim”, disse.

Ele conta que não chegou a perder dinheiro na Atlas: “Saquei tudo no começo de 2019 porque meu sogro estava com câncer. Eu tive que sacar tudo o que eu tive para pagar contas”.

Em vários momentos do mea culpa, Raphaël conta estar se sentindo mal e que dirigindo na estrada, em diversos momentos, chegou a pensar em não fazer as curvas. “Tenho problemas de depressão desde que eu me lembro por gente”. 

Publicidade

“O que eu mais me preocupo hoje é o que fazer sobre isso, sobre o dinheiro que as pessoas perderam eu não tenho o que fazer. Só posso me sentir um bosta pro resto da vida”, disse.  

Mesmo que muitas pessoas questionassem os ganhos milagrosos sempre positivos da Atlas Quantum, o libertário confessou não ter percebido:

“Eu deveria ter visto isso. Eu estudei golpes. Não há justificativa. Foi completa incompetência minha de não perceber o que estava acontecendo”, afirmou.

Ele prossegue na live com um pedido de desculpas:

“Eu sei que muita gente investiu lá por causa dos meus anúncios e eu peço desculpas. Foi um erro fantástico e não há nada que eu possa fazer sobre isso.”

Além disso, ele afirmou que nunca esteve envolvido diretamente com o negócio da Atlas e que apenas havia divulgado a empresa e recebido pelo patrocínio.

Publicidade

Preocupação do fãs

Depois que a live foi fechada, os comentários foram abertos para o público. Diversos espectadores comentaram preocupado com o estado de saúde de Lima e o fato de ele seguir dirigindo.

Pedro Lobo escreveu: “Não acho que é uma boa ideia pegar estrada nessas condições, só espero que ele chegue bem”.

Outro comentarista afirmou: “Parceiro, pega a estrada não, na moral. Leva seu tempo e pede pra alguém te buscar aí. Relaxa que não é o fim de tudo, sempre há chance de reconstruir”.

Além disso, dezenas de comentaristas disseram que haviam conhecido o bitcoin por causa de Lima. Alguns assumiram a responsabilidade pelas próprias perdas na Atlas Quantum.

Mamãe Falei

O dono do Ideias Radicais não foi o único a cair no conto da empresa. O candidato a prefeito de São Paulo Arthur do Val, conhecido como youtuber Mamãe Falei, também apoiou a Atlas Quantum.

Publicidade

Mas ao contrário de muitos, Val conseguiu sacar mesmo depois que a pirâmide havia desabado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
Imagem da matéria: Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Pavel Durov detém 1% do maior token de jogo deste ano, doado pelos jogadores. E ele não está vendendo seus Notcoin – não agora, pelo menos
Fazenda de Mineração de criptomoedas Salto del Guairá Paraguai -ANDE

Paraguai usa inteligência artificial para encontrar fazenda ilegal de mineração de Bitcoin

Autoridades apreenderam 176 ASICs em Saltos de Guairá com ajuda de sistema que mede a tensão de redes elétricas
Imagem da matéria: Criadora da segunda maior stablecoin, Circle anuncia chegada oficial ao Brasil

Criadora da segunda maior stablecoin, Circle anuncia chegada oficial ao Brasil

Empresa disse que lançará em breve uma opção para que o mercado brasileiro acesse de forma mais rápida a USDC