Os títulos (bonds, em inglês) de Bitcoin anunciados há tempos por El Salvador estão próximos de se tornar realidade após eles receberem aprovação regulatória para emissão a partir do início de 2024, segundo informou o órgão do país responsável por Bitcoin.
Os títulos serão oferecidos pela Bitfinex Securities, uma divisão regulamentada da exchange de criptomoedas Bitfinex.
“O Volcano Bond acaba de receber aprovação regulatória da Comissão de Ativos Digitais (CNAD)”, postou o Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador em sua conta no X/Twitter. “Prevemos que o título será emitido durante o primeiro trimestre de 2024″.
🚨BREAKING NEWS🚨
— The Bitcoin Office (@bitcoinofficesv) December 12, 2023
The Volcano Bond has just received regulatory approval from the Digital Assets Commission (CNAD).
We anticipate the bond will be issued during the first quarter of 2024.
This is just the beginning for new capital markets on #Bitcoin in El Salvador.
🇸🇻🌋🚀
O presidente Nayib Bukele comemorou a notícia replicando vários posts na rede social dizendo que os títulos serão emitidos no primeiro trimestre.
Os chamados “Volcano Bonds” foram anunciados em 2021 por Bukele logo depois que ele aprovou a lei que reconheceu o Bitcoin como moeda de curso legal no país.
Leia Também
A ideia era fazer a emissão no início do ano passado, mas o lançamento dos títulos foi adiado diversas vezes até que o projeto de lei sobre ativos digitais foi finalmente apresentado na Assembleia Legislativa de El Salvador em novembro de 2022, onde o partido de Bukele, Nuevas Ideas, tem grande maioria. Foram 62 votos a favor e 16 contra na votação que ocorreu na segunda-feira (11).
Quando lançou a proposta, a meta de Bukele era arrecadar US$ 1 bilhão por meio de títulos garantidos por bitcoin – semeando uma indústria de mineração da criptomoeda dependente exclusivamente de energia renovável, incluindo a gerada pelos vulcões ativos do país.
Apesar de ainda não possuir um título garantidos em Bitcoin, os bonds emitidos pelo governo têm tido valorização exatamente por conta do bom momento da criptomoeda. Até julho, os títulos emitidos em dólar do país já acumulavam valorização de mais de 60% na esteira dos ganhos do BTC, que na época tinha alta de cerca de 80% em 2023 – hoje já supera 100%.
Um título representa a dívida emitida pelo governo e vendida a investidores para sustentar os gastos da administração do país.
Essa aprovação para os bonds de Bitcoin é a mais recente novidade envolvendo a criptomoeda no país, que nas últimas semanas anunciou o programa “Freedom VISA”, distribuindo residência para um máximo de 1.000 pessoas por ano que investem pelo menos US$ 1 milhão em de Bitcoin ou Tether (USDT).
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo