Imagem da matéria: Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin
Foto: Shutterstock

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi alvo de um ataque hacker nesta segunda-feira (9), com invasores da sua conta no X (antigo Twitter) afirmando que o país havia tornado o Bitcoin uma moeda de curso legal. O hack já foi confirmado pelo governo paraguaio, que desmentiu todas as informações publicadas na conta do presidente.

A conta de Peña também alegava falsamente que o país havia iniciado uma reserva de US$ 5 milhões em Bitcoin. O tuíte continha um endereço de Bitcoin e incentivava investidores a “garantirem sua participação” no projeto.

Publicidade
Mensagem publicada por hackers no perfil no X do presidente do Paraguai

Menos de uma hora depois, o governo paraguaio publicou: “A conta oficial do presidente na rede social X apresenta atividade irregular, o que sugere possível uso não autorizado”.

Criminosos cibernéticos às vezes atacam contas de redes sociais de alto perfil para divulgar anúncios falsos prometendo altos retornos, tentando enganar investidores para que enviem suas criptomoedas para um endereço fraudulento.

Em outros casos, os hackers tentam convencer as pessoas a comprarem uma moeda da qual eles próprios detêm uma grande parte — e então despejam seus tokens, derrubando o preço no processo enquanto embolsam os lucros.

Em setembro, hackers invadiram o canal do YouTube da Suprema Corte da Índia para transmitir anúncios promovendo o XRP.

Antes disso, criminosos cibernéticos invadiram contas no X do diretor de cinema Oliver Stone, do Yahoo News UK e do jogador de futebol brasileiro Neymar Jr., entre outros, para promover uma memecoin.

Publicidade

Um dos maiores ataques desse tipo ocorreu em 2020, quando hackers assumiram o controle de contas no X administradas pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama, pelo então candidato Joe Biden, pela Apple, Uber, Kanye West, Elon Musk e Bill Gates, como parte de um golpe envolvendo Bitcoin.

El Salvador é o único país da região que tornou o Bitcoin moeda de curso legal. Seu governo também compra a criptomoeda para suas reservas, apesar de o Fundo Monetário Internacional ter recomendado a retirada da lei do Bitcoin.

Ainda assim, o Paraguai desenvolveu uma reputação de país amigável ao Bitcoin: operações de mineração de criptomoedas foram abertas por lá, e o presidente Peña já afirmou que deseja transformar o país em um polo tecnológico.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
bandeira do Brasil formada por códigos de computador

Governo brasileiro vai contratar serviço de rastreio de criptomoedas

A contratação do software valerá por 36 meses, com direito a suporte técnico e treinamento prático de uso
logo do JP Morgan em prédio

“Stablecoin” do JP Morgan é na verdade um token de depósito na Base

Anúncio dissipa a ampla especulação de que o produto JPMD poderia ser uma stablecoin do banco JP Morgan
Donald trump é fotografo sorrindo em evento

Criptomoedas são agora a segunda maior fonte de renda de Donald Trump

Trump ganhou mais de US$ 58 milhões com empreendimentos de criptomoedas em 2024
lupa mostra moeda de Bitcoin BTC

Bitcoin liga alerta de volatilidade que pode sinalizar a próxima alta

Indicador prenuncia grandes altas do BTC, incluindo as de 2020 e 2024