Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino
Sheik das criptomoedas em festa à fantasia (Foto: Reprodução)

A CPI das Pirâmides Financeiras aprovou nesta terça-feira (20) a convocação de Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, criadores foragidos da Braiscompany, e Francisley Valdevino da Silva, criador da Rental Coins conhecido como “Sheik das Criptomoedas”, para prestarem depoimento na Câmara dos Deputados.

A Comissão Parlamentar de Inquérito também aprovou os requerimentos que pedem que sejam convidados para depoimentos o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um membro do Ministério da Fazenda e o presidente da CVM, João Pedro Nascimento. O objetivo é saber detalhes da regulamentação do setor pelos respectivos órgãos. 

Publicidade

Outro ponto fixado na reunião de hoje da CPI foi que o deputado Ricardo Silva (PSD/SP) será o relator da Comissão.

“Tem muita gente graúda envolvida nessa história toda. Pelas investigações preliminares, já dá para ter noção do tamanho que terá essa CPI e do nível de convocação que nós teremos que enfrentar”, disse Silva ao falar pela primeira vez na nova função. 

Presença de especialistas 

O presidente da CPI, deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), disse que já conversou com a CVM e irá solicitar que um técnico da autarquia acompanhe os trabalhos parlamentares — um mesmo pedido será feito para a Polícia Federal e Ministério da Fazenda. 

Ribeiro informou que na próxima semana será apresentado um plano de trabalho para a CPI. 

Também foram aprovados os convites para prestar esclarecimentos do procurador da República Thiago Bueno, dos responsáveis da PF e da Receita Federal pela Operação TrapCoin, e do proprietário da One Internet Group, Fernando Oliveira Lima. 

Publicidade

Foi aprovada a convocação de Caito Maia, CEO da Chilli Beans. O motivo é que o empresário deu palestra em um evento da Genbit, que é suspeita de pirâmide financeira e está sendo investigada pelo Ministério Público. 

Por fim, o pedido de esclarecimento dos maiores clubes de futebol do país foi aprovado. Estão na lista: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio. 

Big techs e emissoras ficam para depois 

Os pedidos para que as grandes empresas de tecnologia e as principais emissoras de televisão do Brasil prestem informações serão reescritos e apresentados novamente no próximo encontro da CPI, que acontece na terça-feira (27).

A CPI quer informações da Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp), Google, Telegram, TikTok e Twitter. As emissoras Globo, Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV! também estão na lista.

Assista abaixo a íntegra da reunião da CPI das Pirâmides Financeiras:

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hyperliquid (HYPE) dispara 17% na semana enquanto Bitcoin se estabiliza

Hyperliquid (HYPE) dispara 17% na semana enquanto Bitcoin se estabiliza

HYPE supera principais criptos com alta semanal de 17,6% à medida que DEX da Hyperliquid ganha força no mercado de futuros
moeda de bitcoin em luz vermelha

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 107 mil em dia de queda no mercado cripto

Apesar das quedas, especialistas afirmam que as condições macroeconômicas permanecem construtivas para a alocação de capital em ativos digitais
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Imposto para criptomoedas irá empurrar brasileiro para exchanges sem sede no Brasil, afirmam executivos

Uma das ideias do Ministério da Fazenda para arrecadar sem ter que aumentar IOF é começar a taxar transações com criptomoedas
carros da PF em rodovia

PF confisca R$ 250 mil em mineradoras de Bitcoin durante operação em rodovia

As mercadorias foram encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos legais