Imagem da matéria: Diretor de tecnologia da Ripple quer trazer contratos inteligentes para rede através de sidechains
Foto: Shutterstock

O diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, propôs na terça-feira (08) a introdução de redes secundárias para permitir a implementação de contratos inteligentes (smart contracts) adjacentes à rede do XRP. Chamadas de ‘sidechains’, essas redes são desenvolvidas para servir como alternativa para promover integração entre blockchains.

De acordo com Schwartz, a Ripple tem resistido aos recursos de contratos inteligentes devido ao risco de comprometer o foco da empresa desde o início, que é a solução de pagamentos. No entanto, disse o diretor, com o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi), houve aumento da demanda por contratos inteligentes por parte dos desenvolvedores e colaboradores do XRP Ledger e que por isso ele resolveu criar uma página de discussão sobre o assunto — ‘RippleX para Desenvolvedores’.

Publicidade

“Estamos propondo uma estratégia que possibilita o melhor dos dois mundos: Federated Sidechains (interoperabilidade entre blockchains) para o Ledger XRP. Isso permitirá que os desenvolvedores implementem novos recursos, como contratos nativos inteligentes que possam interagir perfeitamente com o XRP enquanto mantém seu conjunto atual de recursos ‘enxuto e eficiente’”, comentou Schwartz.

O que pode mudar na Ripple

Em resumo, Schwartz diz que a interoperabilidade permitiria que projetos mais especializados fossem construídos usando a funcionalidade do Ripple sem comprometer a segurança ou a eficiência da rede, pois seriam construídos em cadeias laterais (sidechains) atuando como seus próprios blockchains.

Para que isso aconteça, contudo, que as sidechains possam interagir com a rede da Ripple, Schwartz citou três estratégias que precisam ser usadas tanto para a construção do que seria uma exchange descentralizada para o XRP quanto para formar uma liquidez: Construir um novo software; fazer pelo menos duas alterações simples na  na operação da rede XRP Ledger; adicionar novos recursos ao novo programa para que ele opere em uma sidechain.

“A recomendação atual é bifurcar o software da Ripple para que as sidechains possam ser integradas sem a necessidade de criar novas versões do XRPL, bem como para reduzir o risco de danificá-lo”, ressaltou diretor.

Publicidade

Ainda sobre a nota, o diretor disse que nos últimos nove anos, a comunidade XRP tem se empenhado em promover a inovação e o progresso do XRP Ledger para aumentar dramaticamente sua descentralização, desempenho e conjunto de recursos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Após falar sobre cripto no X, o rapper teve sua conta desativada por uma série de posts polêmicos
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

É prorrogada consulta pública da Câmara dos Deputados sobre regulação de criptomoedas

Inicialmente previsto para o dia 20 de dezembro, o novo prazo para envio de sugestões na nova lei de criptomoedas será até o dia 16 de março
Imagem da matéria: FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

Novo fundo da Hashdex investe nos 12 principais criptoativos por capitalização, com maior peso nas que apresentam maior impulso de preço
Imagem da matéria: Por que o Bitcoin está menos vulnerável à "guerra de tarifas" de Trump

Por que o Bitcoin está menos vulnerável à “guerra de tarifas” de Trump

O ultimato do presidente Trump antes do Super Bowl quase não afetou o preço do Bitcoin, que abriu a semana em alta