Imagem da matéria: Diretor de tecnologia da Ripple quer trazer contratos inteligentes para rede através de sidechains
Foto: Shutterstock

O diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, propôs na terça-feira (08) a introdução de redes secundárias para permitir a implementação de contratos inteligentes (smart contracts) adjacentes à rede do XRP. Chamadas de ‘sidechains’, essas redes são desenvolvidas para servir como alternativa para promover integração entre blockchains.

De acordo com Schwartz, a Ripple tem resistido aos recursos de contratos inteligentes devido ao risco de comprometer o foco da empresa desde o início, que é a solução de pagamentos. No entanto, disse o diretor, com o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi), houve aumento da demanda por contratos inteligentes por parte dos desenvolvedores e colaboradores do XRP Ledger e que por isso ele resolveu criar uma página de discussão sobre o assunto — ‘RippleX para Desenvolvedores’.

Publicidade

“Estamos propondo uma estratégia que possibilita o melhor dos dois mundos: Federated Sidechains (interoperabilidade entre blockchains) para o Ledger XRP. Isso permitirá que os desenvolvedores implementem novos recursos, como contratos nativos inteligentes que possam interagir perfeitamente com o XRP enquanto mantém seu conjunto atual de recursos ‘enxuto e eficiente’”, comentou Schwartz.

O que pode mudar na Ripple

Em resumo, Schwartz diz que a interoperabilidade permitiria que projetos mais especializados fossem construídos usando a funcionalidade do Ripple sem comprometer a segurança ou a eficiência da rede, pois seriam construídos em cadeias laterais (sidechains) atuando como seus próprios blockchains.

Para que isso aconteça, contudo, que as sidechains possam interagir com a rede da Ripple, Schwartz citou três estratégias que precisam ser usadas tanto para a construção do que seria uma exchange descentralizada para o XRP quanto para formar uma liquidez: Construir um novo software; fazer pelo menos duas alterações simples na  na operação da rede XRP Ledger; adicionar novos recursos ao novo programa para que ele opere em uma sidechain.

“A recomendação atual é bifurcar o software da Ripple para que as sidechains possam ser integradas sem a necessidade de criar novas versões do XRPL, bem como para reduzir o risco de danificá-lo”, ressaltou diretor.

Publicidade

Ainda sobre a nota, o diretor disse que nos últimos nove anos, a comunidade XRP tem se empenhado em promover a inovação e o progresso do XRP Ledger para aumentar dramaticamente sua descentralização, desempenho e conjunto de recursos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona