O diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, propôs na terça-feira (08) a introdução de redes secundárias para permitir a implementação de contratos inteligentes (smart contracts) adjacentes à rede do XRP. Chamadas de ‘sidechains’, essas redes são desenvolvidas para servir como alternativa para promover integração entre blockchains.
De acordo com Schwartz, a Ripple tem resistido aos recursos de contratos inteligentes devido ao risco de comprometer o foco da empresa desde o início, que é a solução de pagamentos. No entanto, disse o diretor, com o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi), houve aumento da demanda por contratos inteligentes por parte dos desenvolvedores e colaboradores do XRP Ledger e que por isso ele resolveu criar uma página de discussão sobre o assunto — ‘RippleX para Desenvolvedores’.
“Estamos propondo uma estratégia que possibilita o melhor dos dois mundos: Federated Sidechains (interoperabilidade entre blockchains) para o Ledger XRP. Isso permitirá que os desenvolvedores implementem novos recursos, como contratos nativos inteligentes que possam interagir perfeitamente com o XRP enquanto mantém seu conjunto atual de recursos ‘enxuto e eficiente’”, comentou Schwartz.
O que pode mudar na Ripple
Em resumo, Schwartz diz que a interoperabilidade permitiria que projetos mais especializados fossem construídos usando a funcionalidade do Ripple sem comprometer a segurança ou a eficiência da rede, pois seriam construídos em cadeias laterais (sidechains) atuando como seus próprios blockchains.
Leia Também
Para que isso aconteça, contudo, que as sidechains possam interagir com a rede da Ripple, Schwartz citou três estratégias que precisam ser usadas tanto para a construção do que seria uma exchange descentralizada para o XRP quanto para formar uma liquidez: Construir um novo software; fazer pelo menos duas alterações simples na na operação da rede XRP Ledger; adicionar novos recursos ao novo programa para que ele opere em uma sidechain.
“A recomendação atual é bifurcar o software da Ripple para que as sidechains possam ser integradas sem a necessidade de criar novas versões do XRPL, bem como para reduzir o risco de danificá-lo”, ressaltou diretor.
Ainda sobre a nota, o diretor disse que nos últimos nove anos, a comunidade XRP tem se empenhado em promover a inovação e o progresso do XRP Ledger para aumentar dramaticamente sua descentralização, desempenho e conjunto de recursos.