Monte de moedas seguram uma bandeira dos EUA em cima de dólares espalhados
Foto:

Os republicanos da Câmara dos Deputados dos EUA planejam votar uma nova lei que prevê a extinção da Internal Revenue Service (IRS), a Receita Federal dos EUA, e a substituição do Imposto de Renda nacional por uma nova taxa chamada ‘Lei do Imposto Justo’, que seria cobrada sobre o consumo ao invés da renda. As informações são da Fox News.

O projeto foi apresentado na casa no último dia 4 de janeiro sob o título ‘H.R.25 — FairTax Act of 2021’. A lei é vista como mais um ato dos republicanos em uma resistência contínua contra a agenda do presidente Joe Biden, que prevê aumento de recursos para manter o órgão de tributação.

Publicidade

O PL é de autoria do deputado Earl L. “Buddy” Carter, representante do estado da Geórgia e(R-GA) e,s e aprovado, substitui o código tributário atual por um imposto nacional sobre o consumo conhecido como “Fair Tax”.

A medida, no entanto, não tem apoio para passar no Senado controlado pelos democratas, e a Casa Branca já se opôs ao projeto, comentou a CNBC em um artigo na terça-feira (10).

Caso seja aprovado, o H.R.25 – FairTax Act of 2021 também eliminaria a necessidade do Internal Revenue Service, atual responsável pela arrecadação do imposto de renda.

Assim, conforme é descrito o PL HR25 no documento recebido pelo congresso, o texto tem como base “promover liberdade, justiça e oportunidade econômica revogando o imposto de renda e outros impostos, abolindo o Internal Revenue Service e promulgando um imposto nacional sobre vendas a ser administrado principalmente pelos Estados”.

Publicidade

Deputado critica imposto de renda

Também na terça-feira em sua página oficial, Carter falou sobre os argumentos acerca da proposta de tais mudanças, ressaltando que “burocratas armados e não eleitos não deveriam ter mais poder sobre o seu contracheque do que você”. Ele acrescentou:

“Em vez de adicionar 87 mil novos agentes para armar o IRS contra pequenos empresários e a América média, este projeto de lei eliminará totalmente a necessidade do departamento, simplificando o código tributário com disposições que funcionam para o povo americano e incentivam o crescimento e a inovação. 

Corte de financiamento

Enquanto esse novo projeto não é votado, os republicanos seguem em guerra contra o IRS. No início dessa semana, eles promoveram a aprovação pela Câmara de uma medida que corta o financiamento do órgão, uma promessa do recém-eleito presidente da casa legislativa, Kevin McCarthy.

A medida dificilmente vai prosperar, pois teria que passar pelas instâncias controladas pelos democratas, e aumentaria o déficit orçamentário em mais de US$ 114 bilhões até 2032. “Não vai se tornar lei, mas faz uma declaração política muito forte”, disse Mark Everson, ex-comissário do IRS à CNBC, observando que a divisão partidária do IRS não é boa a longo prazo para a estabilidade da agência.

Publicidade

O projeto de lei vem menos de duas semanas depois que membros democratas da Câmara divulgaram seis anos de declarações fiscais do ex-presidente Donald Trump, irritando muitos legisladores republicanos.

Um novo plano de financiamento para o IRS, esperado para fevereiro, será liberado pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, que é crítica ao mercado de criptomoedas.

Segundo a CNBC, a agência também está se preparando para um novo comissário , que deve ser Danny Werfel, que serviu ao presidente Barack Obama e ao presidente George W. Bush como comissário interino do IRS.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV

Argentina recebe pedido de registro de 35 exchanges de criptomoedas; saiba quais são

Quem não se cadastrou na Comissão Nacional de Valores Mobiliários até a última terça-feira (3) não poderá operar com criptomoedas no país
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleia de Bitcoin movimenta US$ 535 milhões após mais de 5 anos parada

Uma baleia não identificada transferiu 8.000 BTC para a Binance ontem – se vendida, renderia mais de meio bilhão de dólares em lucro
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

Na semana passada, o ETF de Bitcoin da BlackRock já havia superado o da Grayscale e se tornado o maior do mercado em ativos sob gestão
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum sobem após dado de inflação e antes de decisão de juros nos EUA

Bitcoin e Ethereum sobem após dado de inflação e antes de decisão de juros nos EUA

As principais criptomoedas, como o Bitcoin, sobem nesta quarta após o indicador de inflação dos EUA mostrar que os preços subiram menos que o previsto em maio