Imagem da matéria: Deputado russo diz que país poderia aceitar bitcoin em venda de petróleo e gás
Foto: Shutterstock

A imprensa da Rússia está noticiando que o país pode passar a aceitar bitcoins e outras moedas além do rublo para a venda de petróleo e gás à China e Turquia. O portal do RBC Group, conglomerado de mídia fundado em 1993 em Moscou, disse que a informação foi dada por Pavel Zavalny, presidente do comitê de Energia da Duma, o Congresso Russo.

“Nós estamos propondo para a China há bastante tempo de trocar os negócios para rublo e yuan. Com a Turquia seria a lira e o rublo. O conjunto de moedas pode ser diferente e issoé uma prática normal. Se houver bitcoin, nós negociaremos bitcoin”, teria dito Zavalny em uma entrevista coletiva organizada pela agência de notícias Rossiya Segodnya.

Publicidade

O portal RBC informa que “países não amigáveis” devem comprar os recursos energéticos em rublo ou ouro.

Além disso, faz uma breve explicação sobre o fato de o bitcoin ter se tornado uma moeda de curso legal no dia 7 de setembro do ano passado em El Salvador.

Por fim, ressalta que o ministério da Economia da Rússia já se manifestou a favor da lei que legaliza as criptomoedas no país e que a pasta quer que a legislação seja aprovada em breve.

A notícia foi divulgada no Twitter pelo repórter Colin Wu, um dos maiores nomes do jornalismo do mundo de criptomoedas no cenário internacional.

Aumento do uso de criptomoedas

A guerra que se desenrola no leste europeu está tendo um efeito nítido no mercado de criptomoedas, principalmente nos dois países envolvidos: Rússia e Ucrânia.

Publicidade

Do dia que a guerra começou em dia 24 de fevereiro até 10 de março, as negociações de criptoativos no território russo já haviam aumentado 231%, segundo dados da CoinShares.

A Rússia é bombardeada por sanções econômicas desde que invadiu o território ucraniano, algo que faz o rublo russo enfrentar uma forte desvalorização. Esse é um dos fatores que incentiva os russos a buscar proteção tanto no bitcoin como em criptomoedas lastradas ao dólar.

Regulamentação do bitcoin na Rússia

O Ministério das Finanças da Rússia enviou em fevereiro ao governo um rascunho de regulamentação para criptomoedas.

Em uma declaração publicada na imprensa, o Ministério das Finanças afirmou que a proposta permitirá que russos invistam em criptomoedas, como o bitcoin (BTC), mas não façam aquisições com esses ativos.

O governo e banco central russos estão debatendo criptomoedas há um tempo.

Em janeiro, o Ministério das Finanças disse que seria “necessário permitir” que a tecnologia das criptomoedas se desenvolva, uma semana após o banco central do país pedir por uma proibição à mineração de bitcoin e transações com criptomoedas.

Publicidade

Logo em seguida, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia tinha “certas vantagens competitivas” na mineração de criptomoedas por conta do “superávit de eletricidade e equipes bem-treinadas disponíveis no país”, pedindo que o Ministério das Finanças e o banco central chegassem a um consenso.

Mineração de bitcoin na Rússia

A indústria russa de ransomware com cripto já é bastante evidente, mas uma segunda fonte de renda relacionada a cripto (a mineração de bitcoin) também está sendo visada pelo presidente Putin.

Em janeiro, o presidente disse que a Rússia possui “vantagens competitivas” na mineração de bitcoin, fazendo referência ao “superávit de eletricidade e equipe bem-treinada” do país.

Por enquanto, a assertividade de Putin parece ter sido confirmada; a mineração de bitcoin na Rússia continua, sem interrupções.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mulher olhando celular com logotipo do paypal

PayPal libera uso de stablecoins para pagamentos internacionais

Empresa explicou que clientes podem converter o PayPal USD (PYUSD) em dólares e enviar dinheiro para 160 países
Imagem da matéria: Com halving a horas de acontecer, Bitcoin Cash bate maior preço desde 2021

Com halving a horas de acontecer, Bitcoin Cash bate maior preço desde 2021

Criptoativo registrou um aumento de 5% nas últimas 24 horas e um aumento considerável de 43% nos últimos 30 dias
Imagem no escuro sugere hacker confuso

Ataques hacker no mercado cripto caíram pela metade em março, aponta relatório

Levantamento diz que queda na exploração de protocolos DeFi vem ocorrendo mês a mês
Imagem da matéria: Brasileira é presa após roubar R$ 115 mil em golpe de criptomoedas

Brasileira é presa após roubar R$ 115 mil em golpe de criptomoedas

Segundo a Polícia Civil, a suspeita atraiu as vítimas prometendo altos lucros com investimentos em Bitcoin