Imagem da matéria: Deputado Aureo Ribeiro coleta assinaturas para criar CPI das Pirâmides Financeiras de criptomoedas
Deputado Federal Áureo Ribeiro

O deputado Aureo Ribeiro está empenhado em combater as fraudes que estão acontecendo no mercado brasileiro de criptomoedas e, para isso, começou a coletar assinaturas para instaurar a CPI das Pirâmides Financeiras.

De acordo com a assessoria do deputado, que é autor do primeiro Projeto de Lei para regular os criptoativos no Brasil — PL 2.303/2015 —  o escopo do pedido de CPI já está pronto.

Publicidade

No entanto, para apresentar à Mesa Diretora ele tem que ter um número mínimo de assinaturas. “O pedido de CPI só se protocola na Mesa Diretora depois de um número mínimo de assinaturas da Câmara”, disse por telefone a assessoria do deputado que confirmou a intenção do pedido.

Por meio de um vídeo recente veiculado no Youtube, o deputado diz que “quatro milhões de pessoas já foram lesadas por pirâmide financeira”, afirmando ser um número muito expressivo e que representa “pessoas que fizeram seu investimento e não tem agora o seu retorno e nem a garantia do que colocou”.

Audiência para debater pirâmides

Além da CPI, Ribeiro também convocou uma audiência na Câmara para debater indícios de pirâmide financeira nas empresas Atlas Quantum e Investimento Bitcoin.

Como justificativa para a audiência, o deputado afirmou que empresas suspeitas de pirâmides estão prometendo lucro de até 50% com investimentos em bitcoin.

Publicidade

Ao menos sete empresas, as quais se apresentam disfarçadas de empresas de investimentos, estão sendo noticiadas e investigadas pelo Ministério Público Federal, pela Polícia Federal e pela Procuradoria da Fazenda Nacional, segundo o documento.

Sobre a Investimento Bitcoin, o deputado cita os “indícios de fraude na captação de recursos de terceiros, com características típicas de pirâmide financeira” encontrados pela CVM na empresa.

Em relação à Atlas Quantum, Aureo Ribeiro diz que a CVM proibiu a empresa de ofertar títulos ou contratos de investimento coletivo. “O órgão governamental disse que o produto ofertado pela empresa se assemelha a um CIC (Contrato de Investimento Coletivo) e que, portanto, deveria ser registrado e regulamentado pela CVM”, argumenta.

Além das duas empresas, também foram chamados para compor a audiência pública os representantes da CVM, Banco Central, MPF, Polícia Federal, Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain e o especialista Fernando Ulrich.

Publicidade

 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Após cair para US$ 94 mil no domingo com o anúncio de novas tarifas de Trump, o BTC se recupera nesta segunda-feira
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro
Imagem da matéria: Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC

A equipe de Fórmula 1 da Aston Martin exibirá a marca da Coinbase nesta temporada, com o acordo sendo pago exclusivamente em USDC
sob notas de dólares estão moedas de bitcoin, ethereum, ao lado de celular com logo FTX

FTX vai começar a reembolsar seleto grupo de clientes

A FTX, que entrou em colapso em 2022, parece estar pronta para começar a reembolsar os clientes do processo das Bahamas