Imagem da matéria: Depois da 123 Milhas, deputados agora querem Gol, Azul e Latam na CPI das Pirâmides
Principais companhias aéres do Brasil devem ser convidadas para CPI (Foto: Shutterstock)

A CPI das Pirâmides Financeiras deve convidar representantes das companhias aéreas Gol, Latam e Azul para que expliquem o funcionamento do setor da aviação e ajudem a esclarecer o colapso da 123 Milhas.

O pedido é do deputado Caio Vianna (PSD/RJ) e agora tem que ser aprovado pelos membros da comissão – por enquanto, todos os requerimentos apresentados à comissão foram aprovados.

Publicidade

Segundo Vianna, “o relato de representantes das companhias aéreas pode contribuir com informações cruciais sobre o funcionamento do setor de aviação e as políticas de preços adotadas, contribuindo para lançar luz sobre os eventos em questão”.

Na terça-feira (29), os donos das 123 Milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, faltaram na sessão da CPI das Pirâmides Financeiras. O depoimento de ambos estava marcado para ocorrer durante a tarde, mas o presidente da comissão, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), acolheu pedido para adiar. 

Agora, ficou definido que os empresários a princípio irão falar na tarde desta quarta-feira (30). O presidente da CPI disse que, se faltarem novamente, a comissão irá em busca de uma ordem de condução coercitiva.

Nesta terça-feira (29), a 123 Milhas entrou com pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. No processo, a empresa relata ter dívidas de R$ 2,3 bilhões. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Publicidade

Motivos para investigar 123 Milhas na CPI

Na sessão de terça, Aureo Ribeiro falou sobre o motivo de a CPI das Pirâmides Financeiras, que tem grande foco em esquemas que envolvem criptomoedas, ter se virado para o caso 123 Milhas: “Milhas são uma moeda virtual, como tantas outras. Existem sérios indícios de ocorrência de pirâmide”. 

O relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD/SP), afirmou que os parlamentares chegaram à conclusão de que se pode tratar de uma grande pirâmide. 

“As pessoas colocam o dinheiro e do dia para a noite eles dizem que não conseguem honrar. Pode acontecer, mas se você não honra e não compra a passagem das pessoas, o que se espera é que você devolva o dinheiro que essa pessoa pagou. Preferiram sumir com o dinheiro. Será que é isso? Por isso a quebra de sigilo. Nós temos que saber o que eles fizeram com dinheiro dessas pessoas”, disse Silva.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Qual é o problema de privacidade do Drex e por que é tão difícil resolvê-lo

Em maio, o Banco Central adiou o projeto do Drex para resolver problemas de privacidade, mas o que isso significa?
Moeda de Bitcoin à frente de logo da Mt. Gox

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox se aproximam: veja as previsões

Já faz uma década, mas não vai demorar muito mais, pois bilhões de dólares em Bitcoin estão a caminho dos credores da falida exchange
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Investidores esperam que possíveis declarações positivas de Trump sobre o Bitcoin impulsionem os preços
Arte mostra imagem do espaço mirando a Terra envolta a uma rede de sinais holográficos

Núclea lança rede para tokenização de ativos financeiros

Testes da primeira duplicata tokenizada devem finalizar em julho e o serviço começa a ser ofertado de forma ampla ao mercado em setembro