Imagem da matéria: "DAOs são ameaça à cobrança de impostos", afirma senador australiano
(Foto: Shutterstock)

O senador australiano Andrew Bragg afirmou nesta segunda-feira (21) que Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) apresentam uma “ameaça existencial ao sistema tributário”. Para ele, essas iniciativas são reconhecidas como parcerias e, assim, não são sujeitas a tributações para empresas.

A fala de Bragg ocorreu durante sua participação na conferência Australia Blockchain Week, onde anunciou um amplo texto legislativo cripto chamado “Digital Services Act” (ou DSA) — ou “Lei de Serviços Digitais” em tradução literal.

Publicidade

O senador destacou DAOs, dentre outros setores, acrescentando que “devem ser reconhecidas e regulamentadas com urgência”.

Ao explicar os motivos por trás da proposta, Bragg afirmou que a “dependência na tributação para empresas” da Austrália é “insustentável”, dado que esse tipo de imposto totaliza 17,1% da receita governamental do país entre 2020 e 2021.

Basicamente, uma DAO é uma comunidade on-line que alavanca contratos autônomos para organizar parte de sua estrutura de governança.

Essas organizações geralmente fazem uso de uma criptomoeda nativa para incentivar seus membros e governar a tomada de decisões pela comunidade.

Padrões “mínimos” para DAOs

O senador também enfatizou que é necessário reconhecer “o fato de que DAOs são autorregulatórias e transparentes com um sistema de governança embutido. O reconhecimento jurídico de DAOs também significa que existe um conjunto de “padrões mínimos” que devem ser legislados.

Esses padrões, caso sejam desenvolvidos, poderão fornecer auditoria, garantia e serviços de divulgação de informações por DAOs, dando aos clientes a capacidade de se distinguirem entre organizações de varejo e atacado.

Publicidade

O senador australiano pediu para que o Tesouro abordasse essas questões enquanto também “libera o caminho para que DAOs continuem fazendo jus ao seu nome”.

Ele acrescentou que “daqui a dez ou vinte anos, podemos estar falando sobre a situação inversa: implementar regras de criptomoedas às finanças tradicionais”.

O proposto pacote legislativo DAS também pede por reformas em algumas áreas, como licenciamento de marketing e custódia cripto, enquanto também garante que países, como a Rússia, não usem criptomoedas para evadir sanções financeiras.

A expectativa é que, até o fim de 2022, o governo australiano receba um relatório sobre impostos para criptomoedas e realize um exercício de mapeamento de tokens. O governo também irá avaliar o potencial de DAOs e como podem ser incorporadas às estruturas jurídicas e financeiras existentes.

Publicidade

Austrália e cripto

A Austrália deu um grande passo ao adotar uma extensa estrutura regulatória para o setor de ativos digitais em outubro de 2021. Na época, a Comissão do Centro Tecnológico e Financeiro (ou ATFC) do Senado apresentou seu relatório final, apresentando suas recomendações para uma clara estrutura regulatória para o setor cripto do país.

O relatório incluiu 12 recomendações, incluindo a implementação de estruturas jurídicas para reconhecer DAOs.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Aprovação de ETFs de Bitcoin e Ethereum pode ocorrer segunda em Hong Kong

O esperado aceno regulatório abriria um dos maiores mercados financeiros do mundo para os ETFs de Bitcoin e Ethereum
Imagem da matéria: Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

O ex-ministro Tareck El Aissami foi preso por participar de esquema que desviou US$ 15 bilhões da venda de petróleo usando criptoativos
Tela de celular do Telegram

Tether (USDT) chega à rede TON e wallet do Telegram

Parceria entre Tether e Telegram visa expandir a atratividade da TON para um público mais amplo de usuários que não entendem de criptomoedas
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana