Imagem da matéria: "DAOs são ameaça à cobrança de impostos", afirma senador australiano
(Foto: Shutterstock)

O senador australiano Andrew Bragg afirmou nesta segunda-feira (21) que Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) apresentam uma “ameaça existencial ao sistema tributário”. Para ele, essas iniciativas são reconhecidas como parcerias e, assim, não são sujeitas a tributações para empresas.

A fala de Bragg ocorreu durante sua participação na conferência Australia Blockchain Week, onde anunciou um amplo texto legislativo cripto chamado “Digital Services Act” (ou DSA) — ou “Lei de Serviços Digitais” em tradução literal.

Publicidade

O senador destacou DAOs, dentre outros setores, acrescentando que “devem ser reconhecidas e regulamentadas com urgência”.

Ao explicar os motivos por trás da proposta, Bragg afirmou que a “dependência na tributação para empresas” da Austrália é “insustentável”, dado que esse tipo de imposto totaliza 17,1% da receita governamental do país entre 2020 e 2021.

Basicamente, uma DAO é uma comunidade on-line que alavanca contratos autônomos para organizar parte de sua estrutura de governança.

Essas organizações geralmente fazem uso de uma criptomoeda nativa para incentivar seus membros e governar a tomada de decisões pela comunidade.

Padrões “mínimos” para DAOs

O senador também enfatizou que é necessário reconhecer “o fato de que DAOs são autorregulatórias e transparentes com um sistema de governança embutido. O reconhecimento jurídico de DAOs também significa que existe um conjunto de “padrões mínimos” que devem ser legislados.

Esses padrões, caso sejam desenvolvidos, poderão fornecer auditoria, garantia e serviços de divulgação de informações por DAOs, dando aos clientes a capacidade de se distinguirem entre organizações de varejo e atacado.

Publicidade

O senador australiano pediu para que o Tesouro abordasse essas questões enquanto também “libera o caminho para que DAOs continuem fazendo jus ao seu nome”.

Ele acrescentou que “daqui a dez ou vinte anos, podemos estar falando sobre a situação inversa: implementar regras de criptomoedas às finanças tradicionais”.

O proposto pacote legislativo DAS também pede por reformas em algumas áreas, como licenciamento de marketing e custódia cripto, enquanto também garante que países, como a Rússia, não usem criptomoedas para evadir sanções financeiras.

A expectativa é que, até o fim de 2022, o governo australiano receba um relatório sobre impostos para criptomoedas e realize um exercício de mapeamento de tokens. O governo também irá avaliar o potencial de DAOs e como podem ser incorporadas às estruturas jurídicas e financeiras existentes.

Publicidade

Austrália e cripto

A Austrália deu um grande passo ao adotar uma extensa estrutura regulatória para o setor de ativos digitais em outubro de 2021. Na época, a Comissão do Centro Tecnológico e Financeiro (ou ATFC) do Senado apresentou seu relatório final, apresentando suas recomendações para uma clara estrutura regulatória para o setor cripto do país.

O relatório incluiu 12 recomendações, incluindo a implementação de estruturas jurídicas para reconhecer DAOs.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Tap-to-Earn: Conheça a nova forma de ganhar tokens de graça no Telegram

Tap-to-Earn: Conheça a nova forma de ganhar tokens de graça no Telegram

Os jogos “tap-to-earn” (toque para ganhar) no Telegram estão chamando a atenção das massas; veja como os jogadores estão ganhando com os airdrops de tokens
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat:  Tudo sobre o airdrop do jogo do Telegram

Veja também dicas para conseguir a maior quantidade de moedas antes do lançamento do token
Imagem da matéria: MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

A empresa de software MicroStrategy, do defensor do Bitcoin Michael Saylor, dividirá suas ações depois que o preço mais do que triplicou no ano passado
Sunny Pires

Surfista brasileiro patrocinado por comunidade Web3 lança documentário no Woohoo

Patrocinado pela comunidade Web3 Nouns, Sunny desbravou o vulcão Cerro Negro, um dos mais ativos da Nicarágua