Globo em cima de notas de dólares
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou na terça-feira (11) uma nova versão da lista de países que mais ameaçam o sistema financeiro mundial, segundo relatório do Grupo de Ação Financeira contra Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (Gafi/FATF).

Dentre os países destacados, Coreia do Norte, Irã e Mianmar são consideradas como de mais alto risco e estão sujeitos a receberem chamados com a aplicação de medidas restritivas pela entidade.

Publicidade

Segundo a CVM, o comunicado é referente à reunião plenária do grupo ocorrida no mês passado, cujo teor foi publicado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

A lista indica as nações que possui deficiências estratégicas no combate a crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. “Jurisdições de alto risco têm deficiências estratégicas significativas em seus regimes de combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa”, destaca o Gafii.

Confira a lista completa de jurisdições com deficiências estratégicas, segundo o Gafi.

Albânia; Barbados; Burkina Faso; Camarões; Ilhas Cayman; Croácia; República Democrática do Congo; Gibraltar; Haiti; Jamaica; Jordânia; Mali; Moçambique; Nigéria; Panamá; Filipinas; Senegal; África do Sul; Sudão do Sul; Síria; Tanzânia; Turquia; Uganda; Emirados Árabes Unidos; Vietnã; Iêmen.

O Gafi também monitora o setor de criptomoedas desde 2019, quando introduziu os primeiros padrões globais para lidar com os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo com criptomoedas. Atualmente, várias empresas e governos citam as recomendações do órgão quando o assunto é regulação.

VOCÊ PODE GOSTAR
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”