Imagem da matéria: CVM da Alemanha diz que Binance pode ter cometido crime ao lançar ações tokenizadas
Foto: Shutterstock

O supervisor financeiro da Alemanha, o BaFin, afirmou em nota publicada nesta quarta-feira (28) que a exchange Binance pode ter violado as regras de valores mobiliários do país ao lançar ações tokenizadas.

Uma ação tokenizada é um ativo digital que acompanha o desempenho de títulos financeiros tradicionais, especialmente de títulos de empresas de capital aberto. Somente neste mês, a exchanges lançou quatro, entre eles a da Coinbase.

Publicidade

De acordo com o regulador, que é o equivalente local da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a emissão desse tipo de ativo exige um documento que ainda não foi emitido.

“Na Alemanha, os valores mobiliários não podem, em princípio, ser oferecidos ao público sem a publicação de um prospecto previamente aprovado pelo BaFin”, disse a entidade.

Se o crime for realmente constatado, a corretora pode ser obrigada a pagar uma multa de 5 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões), ou 3 por cento da última receita anual, segundo o regulador.

O que diz a Binance

Procurada pelo Portal do Bitcoin, a Binance disse em nota:

“Levamos nossas obrigações de conformidade muito a sério e estamos comprometidos em seguir os requisitos regulatórios locais onde quer que operemos. Vamos trabalhar com os reguladores para resolver quaisquer dúvidas que possam existir ou surgir”.

Publicidade

A corretora lançou o serviço de negociação de ações tokenizadas no início deste mês, seguindo os passos das corretoras Bittrex Global e FTX, que atuam nesse mercado faz algum tempo.

Os títulos foram disponibilizados para o Brasil e para outros países, mas não para os Estados Unidos, China, Turquia e outras jurisdições restritas que não foram informadas pela empresa.

A corretora diz que esses ativos digitais são produtos da CM-Equity – grupo alemão de investimentos – que seguem as diretrizes do BaFin e da Diretiva de Mercados em Instrumentos Financeiros da União Europeia, conhecida pela sigla MiFID II.

VOCÊ PODE GOSTAR
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas