Quem disse que a Ethereum serve apenas para Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) e tokens não fungíveis (ou NFTs) de primatas?
Em uma tentativa de explicar os casos de uso para a tecnologia descentralizada além dos exemplos comuns, a equipe da Blockscan, que criou o explorador de blockchain Etherscan, lançou a versão beta de seu Blockscan Chat.
Segundo a página inicial do site, “o Blockscan Chat é uma plataforma de mensagens para que usuários enviem mensagens de forma simples e instantânea entre si, de carteira para carteira”.
Para utilizá-la, você precisa se conectar a uma carteira Ethereum, como MetaMask. Destinatários da mensagem com um endereço Ethereum recebem uma notificação por meio do explorador de blocos (apesar de que a mensagem não estará pública no explorador de blocos).
Algumas pessoas já estão se referindo informalmente à ferramenta como “Ethereum Instant Messenger”, em uma espécie de referência ao antigo Instant Messenger da AOL.
Exatamente por que você iria querer alavancar o blockchain Ethereum para enviar mensagens em vez de usar seu celular ou inúmeros outros aplicativos de chat disponíveis?
Leia Também
A resposta pode ser a capacidade de manter o controle dos dados de um usuário, utilizar plataformas resistentes à censura ou se comunicar sem o medo de estar sendo observado.
Porém, não é esse o caso. O serviço é executado nos servidores do Etherscan e as mensagens não são armazenadas em um blockchain, de acordo com o aplicativo. Basicamente, não tem os benefícios da descentralização.
Os termos de serviço, que podem parecer familiares àqueles que lideram com mensagens e plataformas de redes sociais centralizadas, afirmam que tudo isso pode sumir: “Caso aconteça um Evento de Força Maior, a violação desses Termos ou qualquer outro evento que sujeitar a provisão dos Serviços comercialmente descabido para a Empresa, podemos, a nosso critério exclusivo e sem responsabilidade perante a você, suspender seu acesso a todos ou a parte de nossos Serviços”.
Dito isso, o Blockscan possui um histórico muito bom no setor de criação de ferramentas que qualquer um pode usar. E empolgados usuários da Ethereum já estão falando sobre possíveis casos de uso.
Por exemplo, mensagens de carteira para carteira irão prejudicar mercados NFT ao permitir que licitantes enviem uma mensagem direta aos donos de ativos.
Conforme destacado por Ryan Sean Adams do Bankless, você pode até se comunicar com hackers, o que será útil em casos em que você está tentando negociar o retorno dos fundos.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.