Matter Labs, a empresa por trás do zkSync, uma solução de escalabilidade de segunda camada do Ethereum, arrecadou US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento Série B (quando uma empresa atinge certos objetivos e não está mais na fase de ser considerada uma startup), liderada por Andreessen-Horowitz (a16z).
O aporte é seguido de outra rodada maior Série A de US$ 6 bilhões, realizada em fevereiro deste ano que também incluiu os investidores Placeholder, Dragonfly e 1kx, junto com parceiros estratégicos como Blockchain.com, Crypto.com, ConsenSys, ByBit, OKEx, Alchemy e Covalent.
De acordo com o anúncio feito pela empresa na segunda-feira (8), outros grandes investidores também participaram da rodada mais recente, incluindo Aave, Paraswap, Lido, Futureswap, Gnosis, Rarible, Aragon, Liquity, Celer, Connext, Perpetual, Euler, Opium, dentre outros projetos.
Sediada em Berlim e espalhada pelo mundo, Matter Labs engloba uma equipe de desenvolvedores que trabalha em um protocolo de escalabilidade de segunda camada chamado zkSync — uma solução baseada em contratos inteligentes, criada para aumentar tanto a quantidade como a velocidade de transações suportadas na rede Ethereum.
zkSync é uma implementação de “ZK-rollups”, uma tecnologia de escalabilidade que permite a realização de transações mais rápidas e baratas enquanto preserva as propriedades de segurança da blockchain.
Embora existam diversas outras soluções de ZK-rollups no mercado, a equipe acredita que sua abordagem confiável à escalabilidade torna o protocolo único.
Conforme explicado pela equipe do Matter Labs, ao adotar a arquitetura de ZK-rollups, zkSync herda completamente as garantias de segurança do Ethereum. No entanto, “é a única abordagem de escalabilidade em blockchain que depende puramente de criptografia em vez de validadores, pontes ou supervisores coletivamente confiáveis”.
Leia Também
“É um projeto motivado por uma missão”, afirmou Alex Gluchowski, cofundador e CEO do Matter Labs. “Nosso objetivo a longo prazo é tornar a participação autossoberana na economia digital — ou seja, mantendo o verdadeiro controle dos ativos digitais de alguém — acessível a qualquer pessoa no mundo”.
Matter Labs recorre à comunidade
A empresa planeja usar os fundos recém-arrecadados para impulsionar suas equipes científicas e de engenharia com novos talentos, enquanto acrescenta ainda mais foco no seu crescimento comercial.
“Até recentemente, focamos quase que exclusivamente na inovação tecnológica. Agora, é hora de aplicar um esforço combinado e similar em contatar usuários e desenvolvedores, o que exigirá escalar nossas iniciativas de desenvolvimento comercial e de marketing e desenvolver nossa comunidade e nosso ecossistema”, explicou Zoé Gadsden, diretora operacional do Matter Labs.
Embora a atual versão do zkSync esteja disponível na rede principal da Ethereum desde 2020, Matter Labs também está trabalhando em uma nova versão.
De acordo com a empresa, a futura rede de testes para a segunda versão do zkSync já possui mais de 150 registros de projetos de Finanças Descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs), jogos e organizações autônomas descentralizadas (DAOs), dentre outros.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.