Imagem da matéria: Criador de pirâmide financeira que foi promovida por Cafu é solto pelo STJ
Foto: Shutterstock

O Superior Tribunal de Justiça acolheu pedido para que Luís Carlos Rosa da Silva seja liberado da prisão e aguarde o julgamento em casa, com diversas restrições. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (01) pela corte.

O réu é acusado de crime contra a ordem tributária e formação de organização criminosa com a empresa Arbcrypto, que prometia ganhos para os investidores por meio de arbitragens (processo de solução de conflitos fora do Judiciário) no universo das criptomoedas.

Publicidade

O ministro Ribeiro Dantas determinou que o réu aguarde o processo sendo monitorado eletronicamente e tendo que cumprir uma série de medidas cautelares.

 A Arbcrypto, cuja sede ficava em Belize, na América Central, dizia ser uma empresa de soluções de tecnologia focada no desenvolvimento de ferramentas especiais para o mercado de criptomoedas.

O negócio prometia lucros exorbitantes com arbitragem para quem enviasse bitcoin, mas deixou vários clientes sem receber. Em 2019, o ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol, Cafu, chegou a promover o negócio e por isso também foi citado nos autos.

Luís alega que seria apenas um desenvolvedor da plataforma, não tendo relação com os aspectos comerciais do negócio.

Tentativa de homicídio

Um dos réus no caso Arbcrypto é Enéas Tomaz, que foi alvo de uma tentativa de assassinato por parte de dois investidores de criptomoedas e dois policiais militares em agosto deste ano, quando estava foragido da Justiça.

Publicidade

Os participantes do ataque foram denunciados pelo Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP) por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. A informação foi publicada pelo site Ponte.org.

Enéas também teve garantido o direito de sair da prisão e aguardar o julgamento em casa, com medidas cautelares.

VOCÊ PODE GOSTAR
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Fazenda de Mineração de criptomoedas Salto del Guairá Paraguai -ANDE

Paraguai usa inteligência artificial para encontrar fazenda ilegal de mineração de Bitcoin

Autoridades apreenderam 176 ASICs em Saltos de Guairá com ajuda de sistema que mede a tensão de redes elétricas
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase