Imagem da matéria: Criador da LUNA tem fiança revogada e permanecerá na prisão
Do Kwon enfrenta acusações nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Montenegro (Foto: Reprodução/Twitter)

O cofundador da Terraform Labs e criador das falidas criptomoedas LUNA e UST, Do Kwon, teve sua fiança revogada em Montenegro, de acordo com apuração da Bloomberg.

O tribunal superior de Montenegro em Podgorica anulou nesta quarta-feira (24) uma decisão de duas semanas atrás que permitiu que Kwon e o ex-diretor financeiro da Terraform, Han Chong-joon, saíssem da prisão sob fiança de 400 mil euros (cerca de R$ 2,1 milhões) cada.

Publicidade

Na época, o tribunal ordenou que eles fossem colocados em prisão domiciliar em Montenegro enquanto aguardavam julgamento. A Bloomberg relata que Kwon “permanece na prisão” agora após a decisão de hoje. A decisão de hoje de revogar a fiança também se aplica a Chong-joon.

Depois que o tribunal de primeira instância concedeu fiança a Kwon e Chong-joon, a promotoria apelou da decisão. A porta-voz do tribunal, Marija Rakovic, disse à Bloomberg que o assunto agora voltará ao tribunal inferior.

A prisão de Do Kwon

Kwon e Chong-joon foram acusados de falsificar documentos oficiais depois de tentarem voar de Podgorica, capital de Montenegro, para Dubai  em março. Eles portavam passaportes supostamente falsos da Bélgica e da Costa Rica. Em audiências no tribunal até agora, os dois homens sustentaram que os passaportes são genuínos.

Além das acusações de falsificação, Kwon também enfrenta acusações criminais nos EUA e na Coreia do Sul. A Coreia do Sul tem um mandado de prisão contra Kwon desde setembro, alegando que ele violou as leis do mercado de capitais.

Publicidade

Em fevereiro, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entrou com uma ação civil contra Kwon por violar o registro e as disposições antifraude dos atos de valores mobiliários e de câmbio.

O colapso de maio de 2022 do ecossistema do Terraform Lab, que incluía sua stablecoin algorítmica TerraUSD (UST) e o token de governança Terra (LUNA), desencadeou um pânico em todo o setor enquanto outras empresas estabelecidas desmoronavam.

O fundo de hedge cripto Three Arrows Capital (3AC), a corretora Voyager Digital e o credor Celsius Network entraram com pedido de falência logo após o colapso do ecossistema Terra.

Nos meses que se seguiram, o credor cripto BlockFi e a exchange de criptomoedas FTX também caíram. Embora não estivessem no raio da explosão da Terra, ainda foram alvos do contágio que o projeto desencadeou.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BRL1 estreia no mercado e amplia liquidez para criptomoedas

BRL1 estreia no mercado e amplia liquidez para criptomoedas

Nova stablecoin pareada ao real chega ao mercado como a solução mais eficiente para transações entre plataformas cripto no Brasil
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Ripple obteve aprovação da Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai para oferecer soluções de pagamento baseadas em blockchain
Imagem da matéria: Exchanges propõem mudanças nas regras de segregação patrimonial na regulação do BC

Exchanges propõem mudanças nas regras de segregação patrimonial na regulação do BC

Banco Central lançou consulta para saber quais práticas o mercado recomenda para regulação das Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais
Imagem da matéria: Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

O presidente Donald Trump detalhou como os EUA planejam afirmar sua liderança no setor durante a primeira cúpula cripto na Casa Branca