Fundador Terraform Labs Do Kwon
(Foto: Divulgação/Medium)

Um juiz decidiu que o fundador do falido ecossistema Terra (LUNA), Do Kwon, pode ser extraditado para sua terra natal, a Coreia do Sul, após cumprir sua sentença de prisão no presídio de Spuž, perto da capital de Montenegro, Podgorica.

O Tribunal Superior de Montenegro anunciou a notícia à publicação local Pobjeda, após a decisão do Tribunal de Apelações de rejeitar um pedido de extradição para os EUA.

Publicidade

Desde sua prisão e condenação em Montenegro por uso de passaporte falsificado, Do Kwon tem estado no centro de uma disputa jurisdicional entre os EUA e a Coreia do Sul.

Ambos os países buscam sua extradição para enfrentar acusações relacionadas ao colapso do ecossistema cripto da Terra em 2022, que contribuiu para um mercado de baixa durante o qual muitos projetos cripto com exposição à Terra declararam falência.

As acusações contra Do Kwon

Do Kwon enfrenta acusações de violação de regras de mercados de capitais em ambos os países, o que poderia colocá-lo atrás das grades por mais de quatro décadas, de acordo com um membro da agência de investigação de crimes financeiros da Coreia do Sul.

O Tribunal de Apelações de Montenegro concluiu que a decisão do Tribunal Superior de extraditar Do Kwon para os EUA foi anulada devido à ordem em que os EUA e a Coreia do Sul apresentaram petições. Na verdade, sua extradição para os EUA foi aprovada duas vezes por um tribunal inferior e depois revogada pelo tribunal de apelações.

Publicidade

A embaixada dos EUA em Montenegro inicialmente solicitou que Do Kwon fosse detido temporariamente, com seu pedido de extradição chegando após o do Ministério da Justiça da Coreia do Sul.

Esta é a segunda vez que um tribunal em Montenegro revogou a extradição de Do Kwon; em fevereiro, o tribunal de apelação considerou que a decisão original de extraditar Kwon foi “afetada por violações significativas” e marcada por redação “incompreensível”.

Além de um julgamento criminal federal em Nova York, Kwon enfrenta uma ação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) que está prevista para começar ainda este mês — com ou sem sua presença.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 70 mil e Ethereum desacelera após maior salto em mais de um mês

Traders de criptomoedas pisam no freio nesta terça-feira (9) depois do rali do Ethereum durante a madrugada
Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Nigéria acusa a Binance de facilitar corrupção e outros crimes e já até prendeu executivos da exchange no país
Imagem da matéria: Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

O ex-CEO da BitMEX espera que o halving do Bitcoin “adicione gasolina a uma grande queima de criptoativos”
Imagem da matéria: Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

O escritório ingressa na associação para dar ainda mais relevância à assessoria jurídica na formatação de transações financeiras para o desenvolvimento do ecossistema cripto no país