Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.
Do Kwon, criador da Terra Luna (Foto: FAQX via Wikimedia Commons)

Uma Corte de Apelações de Montenegro acolheu o recurso do empresário cripto Do Kwon, criador do falido projeto Terra (LUNA), para suspender seu processo de extradição que havia sido aprovado pelo Poder Judiciário.

Segundo a mais recente decisão, o juiz que conduziu o processo na fase de investigação não ouviu apropriadamente o executivo, o que é uma etapa obrigatória segundo a lei local. 

Publicidade

Do Kwon é o criador da Terraform Labs, empresa por trás dos tokens LUNA e UST que colapsaram em maio de 2022 e desempenharam um papel crucial no início do ciclo de desvalorização no mercado cripto.

O empreendedor é alvo de pedidos de extradição para os Estados Unidos e Coreia do Sul, país onde nasceu e residia até sua fuga. Em Montenegro, Do Kwon foi pego com documentos falsos e condenado a quatro meses de prisão.

No início de dezembro, o The Wall Street Journal relatou que o ministro da Justiça de Montenegro, Andrej Milovic, tinha decidido pela extradição de Do Kwon para os Estados Unidos.

O processo, agora suspenso, havia sido aprovado pela Suprema Corte de Podgorica. Agora, o caso será enviado novamente para o tribunal de origem para um novo julgamento.

Publicidade

As acusações contra Do Kwon

Do Kwon enfrenta acusações criminais de fraude nos EUA por parte de promotores federais em Nova York, bem como uma ação civil movida pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Na Coreia do Sul, ele enfrenta acusações de crimes financeiros, incluindo fraude, violações das leis dos mercados de capitais, manipulação de volumes de transações usando “trader bots” e suborno.

You May Also Like
Imagem da matéria: Trust Wallet tem uma potencial falha crítica, afirma instituto dos EUA

Trust Wallet tem uma potencial falha crítica, afirma instituto dos EUA

Em 2023, a Trust Wallet foi alvo de várias invasões cibernéticas, acumulando perdas que ultrapassaram os 4 milhões de dólares.
Imagem da matéria: "Dinheiro grátis": os airdrops mais populares do momento

“Dinheiro grátis”: os airdrops mais populares do momento

Aqui está a lista dos maiores airdrops futuros, de Starknet a Pixels, Wormhole, Blast e muito mais
Imagem da matéria: Tokenização se torna opção interessante para CRIs e CRAs | Opinião

Tokenização se torna opção interessante para CRIs e CRAs | Opinião

Através da tokenização o emissor dos certificados consegue garantir uma operação com menos gastos graças à infraestrutura utilizada
Moedas de ether

Manhã Cripto: Ethereum (ETH) se aproxima de US$ 3 mil; Worldcoin dispara 40% e Revolut testa nova exchange

Com mercado americano fechado por conta de feriado, dia das criptomoedas é sem tendência definida, com o Bitcoin e Ethereum subindo