Imagem da matéria: Criação desenfreada de dólares pode ser pilar do fim do império dos EUA, diz Ray Dalio
Ray Dalio, criador da Bridgewater Associates (Foto: Divulgação/World Economic Forum)

A produção de dinheiro pelo Federal Reserve (FED) é uma grande preocupação para o destino dos Estados Unidos como nação mais poderosa do planeta, com a China buscando tomar o posto.

A análise é de Ray Dalio, criador e gerente do fundo Bridgewater Associates e um dos investidores com mais confiança no mundo pelo seu poder de reflexão e previsão.

Publicidade

Em entrevista ao portal Market Watch publicada na quarta-feira (15), Dalio disse que a instabilidade financeira é um dos pilares que pode fazer o império americano ruir — junto com polarização política extrema entre Democratas e Republicanos e o surgimento de um adversário competitivo como a China.

Dalio abordou o tema no seu mais recente livro “Principles for Dealing with the Changing World Order: Why Nations Succeed and Fail” (“Princípios para lidar com as mudanças na ordem mundial: porque nações prosperam e decaem”, em uma tradução para português).

O investidor voltou a falar sobre Bitcoin, ressaltando que tem o ativo em seu portfólio e que considera um feito enorme o fato de a tecnologia do blockchain ter sido criada e sobrevivido sem ser hackeada por mais de uma década.

Ray Dalio e Bitcoin tiveram um começo fora de sintonia. O investidor disse em novembro de 2020 que o Bitcoin seria proibido pelos governos. Na entrevista mais atual, diz que será por alguns, mas não por todos.

Publicidade

Um mês depois, em dezembro daquele mesmo ano, disse que o bitcoin era uma alternativa ‘interessante’ ao ouro.

Em maio deste ano veio a rendição: Dalio disse ter parte de seus investimentos em bitcoin.

O guru chegou a escrever um texto para deixar claro exatamente o que pensa sobre Bitcoin sem ter que passar pelo filtro de um jornalista.

“O Bitcoin — assim como o sistema de crédito fez os banqueiros ricos por volta de 1350, começando pelos Médici — está tornando os seus inventores e aqueles que investiram cedo extremamente ricos. A criptomoeda tem potencial para fazer muitas outras pessoas ricas e romper com o sistema monetário atual”, diz no começo do texto que pode ser lido na íntegra aqui.

Veja abaixo alguns dos temas abordados por Dalio na recente entrevista sobre seu novo livro:

Criação de dinheiro

“Quando eu vejo para onde as finanças dos EUA estão indo, o tamanho do déficit que será criado e o tanto de dinheiro que será criado, isso me preocupa. Existe também o risco, até mesmo a probabilidade, de que os que estão segurando dinheiro irão optar por vender para investir em outras coisas. Se isso acontecer, o Banco Central dos Estados Unidos terá que decidir se aumenta a taxa de juros, o que irá machucar a economia – e eu não acredito que eles possam fazer isso de uma forma significativa. Seria ruim para a economia, para a política e para os mercados se eles tentassem arrumar isso permitindo que os juros aumentem. Então eles provavelmente vão imprimir mais dinheiro, o que irá causar inflação monetária”.

Imposto disfarçado

“A história mostra que quando os países precisam de mais dinheiro e não têm outros meios de conseguir, eles produzem mais dinheiro. Produzir dinheiro não tira dinheiro de ninguém, então politicamente é mais fácil, pois é um imposto escondido. Ninguém reclama de onde o dinheiro veio. Se você o obtém por imposto, todo mundo irá reclamar. A história tem mostrado que o jeito mais fácil é criar mais dinheiro e distribuir”.

Publicidade

Bitcoin

“Tem sido uma incrível conquista do Bitcoin, de conseguir o que conseguiu, partindo da escrita do código do programa, não ter sido hackeado, estar funcionando e ter sido adotado. Eu acredito na tecnologia blockchain; será uma revolução, e por isso ganhou credibilidade”.

É quase como se fosse a alternativa da geração mais jovem para o ouro. Nao tem valor instrínseco, mas tem valor imputado e por isso tem mérito”.

Polarização política

“A Revolução Francesa, a Revolução Russa, a Revolução Chinesa: são exemplos de situações nas quais as divisões ficaram cada vez maiores. E então você tem que escolher um lado e lutar por esse lado. Nós estamos começando a ver isso com a migração de americanos para estados diferentes. Não é uma questão apenas de impostos. É uma questão de valores”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo divulga bets que estão autorizadas no Brasil; confira a lista

Governo divulga bets que estão autorizadas no Brasil; confira a lista

Ministro da Fazenda recomenda que usuários retirem fundos de empresas fora da lista oficial
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Ex-CEO da Binance sai da prisão e promete mais investimentos em blockchain e IA

Fundador e ex-CEO da Binance, Chanpeng “CZ” Zhao cumpriu pena de quatro meses por violar leis de lavagem de dinheiro
logo verde do robinhood com criptomoedas

Executivo pró-cripto da Robinhood concorre para liderar SEC se Trump vencer eleição

Entre outras escolhas importantes estão defensores das criptomoedas Chris Giancarlo, ex-presidente da CFTC, e a atual comissária da SEC, Hester Peirce
Luis Pérez Alvise é fotografado fazendo campanha a eurodeputado

Parlamentar europeu é investigado por envolvimento em golpe com criptomoedas

O deputado Luis Pérez Alvise teria recebido 100 mil euros do esquema chamado Madeira Invest Club na Espanha