Imagem da matéria: Ray Dalio, guru e criador de fundo de R$ 770 bilhões, revela o que pensa sobre o Bitcoin
Ray Dalio em palestra do TED Talks (Foto: Bret Hartman/TED/Divulgação)

“Acredito que o Bitcoin é uma invenção incrível”, disse o guru do mundo dos investimentos Ray Dalio, criador e gerente do fundo Bridgewater Associates, em um artigo nesta sexta-feira (29), no LinkedIn, no qual esclareceu a sua posição sobre a mais importante das criptomoedas.

O investidor, conhecido por ser crítico da criptomoeda, decidiu esclarecer o que pensa sobre ela de maneira definitiva, por meio do texto próprio, ao invés de deixar a mídia especular sobre o tema.

Publicidade

Bitcoin é incrível, aponta Ray Dalio

“O Bitcoin — assim como o sistema de crédito fez os banqueiros ricos por volta de 1350, começando pelos Médici — está tornando os seus inventores e aqueles que investiram cedo extremamente ricos. A criptomoeda tem potencial para fazer muitas outras pessoas ricas e romper com o sistema monetário atual”, continuou o especialista.

Dalio reiterou que não há muitas opções ao ouro. Por conta disso, o Bitcoin se fortalece como uma opção aos cidadãos que desejam armazenar um ativo de forma privada. “A criptomoeda superou a linha especulativa da imaginação e pode conservar valor no futuro”, escreveu.

No entanto, nem tudo são flores

Apesar dos elogios, Dalio mantém uma posição moderada sobre o tema. Na opinião dele, a grande questão é a utilidade do BTC em relação à sua emissão fixa, o que pode limitar a eficiência e fazer que com que o ativo digital seja superado por algo mais eficiente.

“Admiro como o Bitcoin se manteve durante os últimos dez anos, não apenas em relação à concorrência mas também pela sua tecnologia, que ainda não foi hackeada”, disse Ray Dalio.

Publicidade

Isso não significa que o Bitcoin seja seguro; na visão do empresário, se o departamento de Defesa dos Estados pode ser hackeado, seria ingênuo acreditar que um ativo digital digital seja imune a ataques, o que é uma das vantagens do ouro.

Além disso, a regulamentação governamental é uma preocupação extra para os investidores. Por mim, o gestor afirma em destaque que o “Bitcoin parece uma opção de longo prazo num futuro totalmente incerto; eu investiria uma quantidade de dinheiro para a qual não ligasse se ela perdesse 80% do seu valor”.

Segundo a Forbes, Dalio tem um fortuna pessoal estimada em US$ 18 bilhões. Ele ficou famoso também no Brasil por ter escrito o livro Princípios, no qual explica sua visão sobre investimentos.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Campanha de fim de ano também contará com lançamento de produtos de Renda Fixa Digital para diversificação de investimentos
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

“Bitcoin pode ser a chave para a expansão da civilização ocidental”, diz CEO da Coinbase

Brian Armstrong disse que Bitcoin ampliaria os princípios da liberdade econômica, como direitos de propriedade e dinheiro sólido
Imagem da matéria: Relator da CPI das Pirâmides vai pedir acesso a investigação que condenou a Binance nos EUA

Relator da CPI das Pirâmides vai pedir acesso a investigação que condenou a Binance nos EUA

Deputado Ricardo Silva afirma que irá buscar as ferramentas diplomáticas para ter acesso a investigação do DoJ contra a corretora
Vitalik Buterin

Vitalik Buterin avalia riscos da inteligência artificial se virar contra humanidade: “Nem Marte será seguro”

Para o criador do Ethereum, o desenvolvimento da IA precisa priorizar a intenção humana de obter resultados positivos, e não apenas a maximização dos lucros