Imagem de cartaz dizendo que uma loja está fechada
Shutterstock

A tradicional LocalBitcoins, uma das primeiras e mais populares corretoras P2P do mundo, anunciou nesta quinta-feira (9) que irá encerrar suas atividades após mais de uma década. A companhia disse que todos os clientes devem sacar seus fundos das carteiras e contas da empresa em um período de até doze meses.

A empresa finlandesa é uma plataforma que conecta compradores e vendedores de criptomoedas pelo sistema peer to peer (p2p).

Publicidade

Tendo atuado por mais de uma década, a LocalBitcoins afirma que “apesar dos esforços para superar o extremamente rigosoro inverno cripto”, concluiu que não pode mais fornecer seu serviços de trade de Bitcoin e outras criptomoedas.

“Encorajamos todos os cliente a sacarem seus fundos e que comecem a retirar suas criptomoedas das wallets da LocalBitcoins”, afirma a empresa no anúncio.

A plataforma atingiu o auge em 2017, ao chegar a transacionar 39 mil bitcoins por semana. Já em 2020, o volume havia caído para 3 mil BTC negociados por semana, conforme dados de reportagem do Cointelegraph.

Cronograma do fim

A companhia destaca que os clientes tem doze meses para fazer os saques, mas sugere que façam o quanto antes.

Segundo o comunicado, desde esta quinta-feira (9) não é mais possível abrir novas contas.

No dia 16 de fevereiro serão suspensas as atividades de trade o uso da wallet LocalBitcoin (com exceção para saques). Depois do dia 17 de fevereiro, a única atividade possível será fazer saques dos fundos que restam nas carteiras.

Publicidade

Abraçando altcoins e força na América Latina

Em junho de 2021, a LocalBitcoins anunciou que passaria a trabalhar com outras criptomoedas além do BTC, em uma tentativa de aumentar sua base de clientes, se adaptar às novas condições de mercado e abraçar o mundo dos altcoins.

A empresa anunciou naquele momento que iria começou a trabalhar com Dogecoin (DOGE), Tether (USDT), Polkadot (DOT), Cardano (ADA), Bitcoin Cash (BCH), USD Coin (USDC) e Chainlink (LINK).

A LocalBitcoins competia com Paxful pelo título de principal plataforma P2P entre os negociantes de Bitcoin. Era especialmente dominante na América Latina, onde se estabeleceu como opção preferencial em vários países.

Ela foi adotada por clientes da Venezuela, por exemplo, onde devido a restrições legais a Paxful deixou de oferecer suporte aos usuários. O país tem uma das maiores taxas de adoção de cripto do mundo.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar
Imagem da matéria: Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Na Paris Blockchain Week, o presidente da Animoca Brands, Yat Siu, discutiu a regulamentação da SEC, o ressurgimento do mercado de NFT e as finanças de sua empresa
Imagem da matéria: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos do Bitcoin, está previsto para acontecer em abril, mas o momento exato segue mudando; entenda