Imagem de cartaz dizendo que uma loja está fechada
Shutterstock

A tradicional LocalBitcoins, uma das primeiras e mais populares corretoras P2P do mundo, anunciou nesta quinta-feira (9) que irá encerrar suas atividades após mais de uma década. A companhia disse que todos os clientes devem sacar seus fundos das carteiras e contas da empresa em um período de até doze meses.

A empresa finlandesa é uma plataforma que conecta compradores e vendedores de criptomoedas pelo sistema peer to peer (p2p).

Publicidade

Tendo atuado por mais de uma década, a LocalBitcoins afirma que “apesar dos esforços para superar o extremamente rigosoro inverno cripto”, concluiu que não pode mais fornecer seu serviços de trade de Bitcoin e outras criptomoedas.

“Encorajamos todos os cliente a sacarem seus fundos e que comecem a retirar suas criptomoedas das wallets da LocalBitcoins”, afirma a empresa no anúncio.

A plataforma atingiu o auge em 2017, ao chegar a transacionar 39 mil bitcoins por semana. Já em 2020, o volume havia caído para 3 mil BTC negociados por semana, conforme dados de reportagem do Cointelegraph.

Cronograma do fim

A companhia destaca que os clientes tem doze meses para fazer os saques, mas sugere que façam o quanto antes.

Segundo o comunicado, desde esta quinta-feira (9) não é mais possível abrir novas contas.

No dia 16 de fevereiro serão suspensas as atividades de trade o uso da wallet LocalBitcoin (com exceção para saques). Depois do dia 17 de fevereiro, a única atividade possível será fazer saques dos fundos que restam nas carteiras.

Publicidade

Abraçando altcoins e força na América Latina

Em junho de 2021, a LocalBitcoins anunciou que passaria a trabalhar com outras criptomoedas além do BTC, em uma tentativa de aumentar sua base de clientes, se adaptar às novas condições de mercado e abraçar o mundo dos altcoins.

A empresa anunciou naquele momento que iria começou a trabalhar com Dogecoin (DOGE), Tether (USDT), Polkadot (DOT), Cardano (ADA), Bitcoin Cash (BCH), USD Coin (USDC) e Chainlink (LINK).

A LocalBitcoins competia com Paxful pelo título de principal plataforma P2P entre os negociantes de Bitcoin. Era especialmente dominante na América Latina, onde se estabeleceu como opção preferencial em vários países.

Ela foi adotada por clientes da Venezuela, por exemplo, onde devido a restrições legais a Paxful deixou de oferecer suporte aos usuários. O país tem uma das maiores taxas de adoção de cripto do mundo.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Imagem da matéria: O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

Notcoin é um jogo baseado no Telegram que nos últimos meses acumulou um total de 35 milhões de jogadores
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
solana, criptomoedas,

Este evento vai fazer a Solana atingir US$ 400 este ano, projeta analista

Para analista da Merkle tree, a Solana pode disparar 170% este ano puxado por memecoins ligadas aos candidatos na eleição dos Estados Unidos