Imagem da matéria: Correlação entre Bitcoin e Ether está prestes a passar por "cruz da morte"; entenda os efeitos
Comportamento das baleias são diferentes, mas staking pode ser o ponto para entender (Foto: Shutterstock)

Enquanto o mercado de criptomoedas passa por um momento de maior volatilidade e os investidores se preparam para o halving do Bitcoin (BTC), um indicador técnico sugere que podemos passar por um momento de baixa para o Ethereum (ETH) e outras altcoins.

A relação Ether-Bitcoin (ETH/BTC) está caindo abaixo de um nível de suporte e prestes a entrar no padrão chamado de “cruz da morte”. O mercado de opções já mostra que investidores estão se movimentando sobre isso.

Publicidade

A cruz da morte ocorre quando uma média móvel de curto prazo cai abaixo da média móvel de longo prazo, sinalizando uma potencial mudança de tendência de longo prazo.

Agora, a média móvel simples (SMA) de 50 semanas do índice parece estar a caminho de cruzar abaixo da SMA de 200 semanas, de acordo com o site CoinDesk, citando a plataforma TradingView.

Caso isso ocorra, pode significar que o mercado está com maior aversão — ou seja, esperando um desempenho pior — do ether e outras altcoins em relação ao Bitcoin.

Essa relação entre Ethereum e Bitcoin tem sido usada para entender o melhor momento para cada tipo de moeda digital. Desde 2017, o mercado oscilou entre tempos liderados pelo BTC e tempos liderados pelas altcoins.

Publicidade

Em geral, tempos de liderança das altcoins — também conhecido como altseason — têm sido caracterizados por um aumento na relação ETH/BTC, ou seja, nesses períodos os investidores estão dispostos a correr mais riscos quando o ETH está superando o BTC e vice-versa.

A relação ETH/BTC caiu quase 10%, para 0,048 este ano, segundo dados do TradingView. “O cruzamento ETH/BTC está testando um nível de suporte crítico depois de romper abaixo de 0,05”, disse a QCP Capital em nota de mercado nesta sexta-feira.

“Tem havido uma grande venda persistente de opções de ETH que esmagou [a volatilidade] e também colocou alguma pressão negativa sobre o preço. Isso poderia novamente ser um sinal muito precoce de que o FOMO [altista] se transformou em medo na ETH como uma proxy para altcoins”, disseram os analistas.

A forma como as opções de Bitcoin e Ether estão atualmente precificadas na Deribit, a principal exchange de derivativos, também aponta para expectativas de desempenho inferior do ETH no curto prazo.

Publicidade

Até o momento, as opções de venda de Ether com vencimento em sete dias, um e dois meses eram negociadas com prêmios de 5%, 3% e 0,3%, respectivamente, sobre as opções de compra. Uma opção de venda dá ao comprador o direito, mas não a obrigação, de vender o ativo subjacente a um preço predeterminado numa data posterior.

Uma opção de compra dá o direito de comprar, então o prêmio das opções de venda indica uma perspectiva de baixa.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Avraham Eisenberg foi considerado culpado de manipular a plataforma Solana DeFi Mango Markets em 2022 e fugir dos EUA com os fundos
Imagem da matéria: Executivo da Binance que fugiu da Nigéria volta a ser preso no Quênia, diz jornal

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria volta a ser preso no Quênia, diz jornal

Autoridades do Quênia estudam extraditar o executivo de volta para a Nigéria ainda esta semana
Imagem da matéria: Web3, futuro do Bitcoin e IA: os destaques do primeiro dia do Web Summit Rio

Web3, futuro do Bitcoin e IA: os destaques do primeiro dia do Web Summit Rio

Um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Rio acontece entre 15 e 18 de abril
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio