Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF
Shutterstock

Cerca de 40% dos consultores financeiros afirmaram estar confiantes de que um ETF de Bitcoin à vista estará disponível para investidores americanos em 2024; os demais não estão tão certos, de acordo com uma pesquisa da Bitwise.

Este resultado chama atenção, considerando que a maioria dos observadores de mercado acredita que a aprovação da SEC para um ETF de Bitcoin é provavelmente uma conclusão inevitável. É uma questão de quando, não se, como a gigante cripto Grayscale afirmou no início de dezembro. No entanto, a maioria dos profissionais encarregados de aconselhar clientes sobre seus investimentos não está tão confiante, diz a Bitwise.

Publicidade

A pesquisa também descobriu que, mesmo que a maioria dos consultores não ache provável que um ETF de Bitcoin seja aprovado este ano, 88% dos entrevistados interessados em comprar Bitcoin em nome de seus clientes estão aguardando a disponibilidade de um ETF.

Um ETF de Bitcoin à vista ofereceria aos investidores uma maneira de ganhar exposição à criptomoeda sem precisar comprá-las e custodiá-las de maneira direta. Isso significa que eles obteriam todos os benefícios do mercado sem os custos adicionais, como descobrir como usar uma carteira de hardware ou chaves privadas.

Aproximadamente 6 em cada 10 pessoas entrevistadas disseram que os clientes têm se envolvido com cripto fora de sua relação com consultores financeiros – o que a Bitwise disse ser um sinal promissor para empresas que estão considerando disponibilizar produtos cripto.

A pesquisa também descobriu que o número de clientes alocando fundos em cripto diminuiu ligeiramente, caindo para 11% em 2023, em comparação com 15% em 2022 e 16% em 2021. No entanto, isso ainda é maior do que em 2020 e 2019, quando menos de 10% dos clientes queriam uma parte de sua carteira em cripto.

Publicidade

Lembre-se: A Bitwise não está apenas questionando casualmente as chances de um ETF de Bitcoin ser aprovado para negociação nos EUA. A empresa tem um interesse direto nisso.

Ela apresentou sua primeira solicitação para registrar o Bitwise Bitcoin ETF Trust na SEC em 2019, mas foi rejeitada. A Bitwise então reenviou uma solicitação em 2021, apenas para ser rejeitada novamente. No entanto, a empresa espera que a terceira vez seja a da sorte. Publicamente, ela contestou as rejeições da SEC em setembro, alterou sua solicitação e reenviou em novembro de 2023. Entre outras mudanças, o produto agora será chamado de “Bitwise Bitcoin ETF”.

A Bitwise e a VettaFi coletaram respostas de 437 consultores financeiros entre 20 de outubro e 18 de dezembro para realizar a pesquisa citada anteriormente. Analisar tantos dados de pesquisa e transformá-los em um relatório refinado demanda bastante tempo, razão pela qual os resultados foram publicados algumas semanas após a última resposta recebida.

Desde o encerramento da pesquisa, mais detalhes vazaram sobre o que a SEC deseja ver dos solicitantes antes de se sentir confortável em aprovar um ETF de Bitcoin para negociação. A última informação, pouco antes do Natal, foi que os solicitantes precisariam divulgar participantes autorizados em seus registros S-1 e uma forte preferência para a criação e liquidação de ações ocorrerem em dinheiro, não em Bitcoin.

Publicidade

A maioria dos principais candidatos, como BlackRock, Fidelity e Ark de Cathie Wood, atualizou suas solicitações para abordar participantes autorizados. E hoje mais cedo, pretendentes a ETFs de Bitcoin, Grayscale, Ark, VanEck e Valkyrie, informaram à SEC que cada um obteve aprovação de suas respectivas bolsas, como a Chicago Board Options Exchange (Cboe), para começar a negociar assim que o regulador der o sinal verde.

VOCÊ PODE GOSTAR
Criptorama 2024, Carolina Bohrer

Empresas do setor de criptomoedas devem se antecipar e fazer auditoria, aconselha Banco Central

“É uma ação que faz sentido e vai ajudar todo mundo a ver qual a melhor estrutura e ter tempo de ajustar problemas”, diz executiva do BC
Logo da SEC dos EUA

SEC busca aprovação judicial para rejeitar argumentos de defesa da Kraken

O advogado da Kraken, Michael O’Connor, criticou a ação da SEC, chamando-a de “estratégia de Dia da Eleição”
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

BC lança 2ª consulta pública sobre regulamentação das criptomoedas no Brasil

Esta fase aborda prestação de serviços de ativos virtuais e do respectivo processo de autorização
Imagem da matéria: EUA tentam apreender R$ 92 milhões em criptomoedas da FTX mantidas na Binance

EUA tentam apreender R$ 92 milhões em criptomoedas da FTX mantidas na Binance

Os promotores estão trabalhando para recuperar os criptoativos da FTX que dobraram de valor desde dezembro de 2023