Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF
Shutterstock

Cerca de 40% dos consultores financeiros afirmaram estar confiantes de que um ETF de Bitcoin à vista estará disponível para investidores americanos em 2024; os demais não estão tão certos, de acordo com uma pesquisa da Bitwise.

Este resultado chama atenção, considerando que a maioria dos observadores de mercado acredita que a aprovação da SEC para um ETF de Bitcoin é provavelmente uma conclusão inevitável. É uma questão de quando, não se, como a gigante cripto Grayscale afirmou no início de dezembro. No entanto, a maioria dos profissionais encarregados de aconselhar clientes sobre seus investimentos não está tão confiante, diz a Bitwise.

Publicidade

A pesquisa também descobriu que, mesmo que a maioria dos consultores não ache provável que um ETF de Bitcoin seja aprovado este ano, 88% dos entrevistados interessados em comprar Bitcoin em nome de seus clientes estão aguardando a disponibilidade de um ETF.

Um ETF de Bitcoin à vista ofereceria aos investidores uma maneira de ganhar exposição à criptomoeda sem precisar comprá-las e custodiá-las de maneira direta. Isso significa que eles obteriam todos os benefícios do mercado sem os custos adicionais, como descobrir como usar uma carteira de hardware ou chaves privadas.

Aproximadamente 6 em cada 10 pessoas entrevistadas disseram que os clientes têm se envolvido com cripto fora de sua relação com consultores financeiros – o que a Bitwise disse ser um sinal promissor para empresas que estão considerando disponibilizar produtos cripto.

A pesquisa também descobriu que o número de clientes alocando fundos em cripto diminuiu ligeiramente, caindo para 11% em 2023, em comparação com 15% em 2022 e 16% em 2021. No entanto, isso ainda é maior do que em 2020 e 2019, quando menos de 10% dos clientes queriam uma parte de sua carteira em cripto.

Publicidade

Lembre-se: A Bitwise não está apenas questionando casualmente as chances de um ETF de Bitcoin ser aprovado para negociação nos EUA. A empresa tem um interesse direto nisso.

Ela apresentou sua primeira solicitação para registrar o Bitwise Bitcoin ETF Trust na SEC em 2019, mas foi rejeitada. A Bitwise então reenviou uma solicitação em 2021, apenas para ser rejeitada novamente. No entanto, a empresa espera que a terceira vez seja a da sorte. Publicamente, ela contestou as rejeições da SEC em setembro, alterou sua solicitação e reenviou em novembro de 2023. Entre outras mudanças, o produto agora será chamado de “Bitwise Bitcoin ETF”.

A Bitwise e a VettaFi coletaram respostas de 437 consultores financeiros entre 20 de outubro e 18 de dezembro para realizar a pesquisa citada anteriormente. Analisar tantos dados de pesquisa e transformá-los em um relatório refinado demanda bastante tempo, razão pela qual os resultados foram publicados algumas semanas após a última resposta recebida.

Desde o encerramento da pesquisa, mais detalhes vazaram sobre o que a SEC deseja ver dos solicitantes antes de se sentir confortável em aprovar um ETF de Bitcoin para negociação. A última informação, pouco antes do Natal, foi que os solicitantes precisariam divulgar participantes autorizados em seus registros S-1 e uma forte preferência para a criação e liquidação de ações ocorrerem em dinheiro, não em Bitcoin.

Publicidade

A maioria dos principais candidatos, como BlackRock, Fidelity e Ark de Cathie Wood, atualizou suas solicitações para abordar participantes autorizados. E hoje mais cedo, pretendentes a ETFs de Bitcoin, Grayscale, Ark, VanEck e Valkyrie, informaram à SEC que cada um obteve aprovação de suas respectivas bolsas, como a Chicago Board Options Exchange (Cboe), para começar a negociar assim que o regulador der o sinal verde.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Projetos em várias redes estão ajudando a Saga a impulsionar o staking com pacotes de tokens e recompensas de airdrops nos próximos meses
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% e supera US$ 64 mil antes do halving; Ethereum e altcoins acompanham o rali

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% e supera US$ 64 mil antes do halving; Ethereum e altcoins acompanham o rali

Após mais um dia de forte volatilidade, Bitcoin e outras criptomoedas voltam a subir faltando poucas horas para o halving
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão