Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria
(Foto: Divulgação)

O Comitê de Relações Exteriores do Congresso dos EUA concordou com uma resolução de terça-feira (24) sobre a prisão de Tigran Gambaryan na Nigéria. Agora, a resolução irá para a Câmara dos Representantes.

O documento oficial insta o governo da Nigéria a “libertar imediatamente” o executivo da Binance e o governo dos EUA a declará-lo formalmente um “cidadão detido injustamente por um governo estrangeiro”.

Publicidade

Gambaryan foi levado sob custódia em fevereiro pelas autoridades nigerianas. Desde então, sua família diz que sua saúde se deteriorou significativamente, pois ele sofre de hérnia de disco, entre outras doenças.

A resolução afirma que não há base legal para a prisão contínua de Gambaryan e alega que a Nigéria admitiu que ele está sendo julgado em vez de buscar uma ação legal contra a Binance. Como resultado, o documento insta o governo nigeriano a libertar Gambaryan da prisão.

O documento de resolução coloca em jogo o projeto de lei Robert Levinson Hostage Recovery and Hostage-Taking Accountability (também conhecido como Levinson Act). Esta é uma estrutura que define quais casos se enquadram na condição de “detidos ilegalmente ou injustamente”, e o mesmo ato que ajudou a libertar a estrela da WNBA Brittney Griner da Rússia.

“[A lei] serve apenas como uma estrutura, delineando os processos e recursos para o governo dos EUA buscar responsabilização e garantir a libertação de americanos detidos injustamente”, disse ao Decrypt Andrew Rossow, advogado de mídia digital da Minc Law e CEO da AR Media Consulting.

Publicidade

Richard Teng, CEO da Binance, disse ao Decrypt em uma entrevista esta semana que a empresa espera que o governo dos EUA declare que Gambaryan está “ilegalmente detido” na Nigéria. Esta resolução pede ao governo dos EUA que determine formalmente e identifique publicamente o executivo da Binance como tal.

“Lembre-se, os EUA e a Nigéria têm uma parceria de longa data que se estende por mais de seis décadas”, disse Rossow. “Se a Nigéria escolher ignorar, isso inegavelmente criará uma tensão nessas relações internacionais”.

Um porta-voz da Binance disse ao Decrypt que a empresa está “profundamente grata pelos esforços contínuos dos membros da Câmara dos Representantes dos EUA por seu trabalho incansável para trazer Tigran de volta para sua família”.

Uma preocupação notável é que a saúde do executivo parece estar piorando em uma extensão alarmante, resultando em seu colapso no chão durante uma audiência judicial no início deste mês.

Publicidade

A resolução pede especificamente que a Nigéria forneça “acesso médico irrestrito” a Gambaryan, e que seus “direitos humanos universalmente reconhecidos” sejam fornecidos. Isso ocorre após repetidos pedidos de consultas médicas, que o documento alega terem sido lentos para serem reconhecidos.

Prisão do executivo da Binance

Gambaryan, chefe de compliance da Binance e ex-agente do IRS, está preso na Nigéria há oito meses. Tanto Gambaryan quanto a Binance foram acusados ​​de lavar US$ 35 milhões e manipular o mercado forex.

As autoridades nigerianas convidaram Gambaryan para uma reunião em fevereiro, onde ele foi detido e obrigado a entregar seu passaporte. Ele foi detido junto com Nadeem Anjarwalla, que fugiu da custódia e escapou do país, deixando Gambaryan para enfrentar as autoridades nigerianas sozinho.

“Todo o apoio que Tigran tem recebido é prova de quão brilhante ele é, e mostra quão verdadeiramente injusta é a situação”, disse ao Decrypt Yuki Gambaryan, esposa de Tigran. “Quero agradecer a todas as pessoas que apareceram por ele, e quero continuar pedindo ao governo dos EUA que faça tudo o que puder para que um americano inocente seja libertado de uma detenção ilegal.”

“E, claro, estou implorando ao governo nigeriano que, por favor, liberte meu marido inocente”, acrescentou. “Ele não merece isso”.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista