2022 já começou e, com o novo ano, é normal que, caso você já tenha voltado das férias com a família ou amigos, seja a hora de colocar o pé no chão e fazer o seu planejamento para o ano que acabou de iniciar. Esse é aquele momento que estabelecemos nossas resoluções e projetos e começamos a pensar no que é possível fazer e como tornar nossos planos realidade.
E é natural que o seu plano, seja qual for ele, uma grande viagem em família, por exemplo, trocar de automóvel, ou finalmente começar a se organizar para a aposentadoria, que você precise pensar nas reservas financeiras para fazer com que ele se torne realidade.
Geralmente, o planejamento de um sonho desses já parte com alguma reserva estabelecida anteriormente, que pode não ser o suficiente para realizá-lo integralmente, mas suficiente para ao menos começar a se organizar.
No entanto, como podemos manter o nosso comprometimento ao longo de todo ano para guardar exatamente o dinheiro que queremos para realizar nossos projetos? É sobre esse tema que quero conversar com você hoje, apresentando três estratégias simples em como manter a disciplina.
1 – Se pague primeiro
O mês começa, cai o salário no seu banco e o que você faz? Paga todas as suas contas, já vê como gastar o quanto sobra e só depois pensa em investir uma parte? Se é isso que é feito mensalmente, acredito que é a hora de rever como você lida com dinheiro urgentemente.
A estratégia de “se pagar” antes consiste justamente em investir seu dinheiro assim que o salário cair na conta, antes de pagar outros gastos ou ter a tentação de ver um saldo alto disponível e sair gastando com coisas desnecessárias.
Assim, se dentro do seu planejamento estabelecido para realizar um projeto, você tem que guardar R$ 1 mil por mês para que isso aconteça, o mais recomendado é fazer essa aplicação assim que o salário cair na conta e esquecer que esse dinheiro existe.
Leia Também
2 – Saiba o custo da sua hora
A estratégia de se pagar primeiro pode ser um pouco difícil de ser aplicada para empresários ou profissionais como médicos, dentistas e advogados, que não necessariamente têm um salário fixo todo mês para lidar. Nesse caso, um outro truque psicológico que ajuda muito a manter a disciplina financeira é ter uma noção clara de qual o custo da sua hora.
Ou seja, se um advogado, por exemplo, cobra R$ 200 por hora para trabalhar em um processo jurídico para o seu cliente, na hora de gastar com um item que seja supérfluo, ele pode pensar quantas horas do seu trabalho aquele item custará e o quão distante aquilo pode colocá-lo de seu objetivo traçado para 2022.
3 – Envolva a família e amigos no seu projeto
Mesmo que o seu objetivo seja algo a se fazer sozinho, como um curso no exterior, por exemplo, não deixe de engajar seus familiares e amigos mais próximos nele. Isso pode fazer, em primeiro lugar, com que haja uma cobrança positiva deles para ajudar você a se manter na linha e cuidar dos gastos para investir de acordo com aquilo que sonha.
Além disso, se o seu plano envolve sua família, esse é um jeito essencial de garantir que todos evitem pequenos gastos e cuidem do dinheiro de maneira a manterem o projeto possível.
Além disso, é claro que a minha recomendação é sempre a de procurar um profissional certificado e reconhecido no mercado para ajudar você a realizar seus projetos de começo de ano. Na ParMais, temos uma equipe dedicada 100% pronta para fazer com que você possa investir por objetivos e torne seus sonhos realidade.
Sobre a autora
Annalisa Blando é planejadora financeira certificada pela Planejar (CFP) e fundadora e CEO da ParMais, a primeira Wealth Management Tech do Brasil. Também é líder do grupo Mulheres do Brasil em Florianópolis.