Como empresas podem se beneficiar do Blockchain durante e após a pandemia do coronavírus

Como a tecnologia por trás do Bitcoin, a Blockchain, pode impactar no e-commerce
Foto: Shutterstock


Nos últimos anos, a tecnologia blockchain e seu potencial na otimização de negócios tornou-se motivo de discórdia nos debates de diferentes setores.

Com o mundo enfrentando incertezas devido ao novo coronavírus, nos voltamos à tecnologia blockchain e nas possibilidades de como ela pode ajudar a mitigar os desafios que emergem nas empresas.

Compreensivelmente, a maioria das pessoas assume que os benefícios associados a esta tecnologia estão limitados apenas ao mundo das criptomoedas. No entanto, esse é um grande equívoco, porque a tecnologia blockchain é vanguarda, trazendo vários benefícios para diferentes setores. 

Neste artigo, explicarei alguns dos benefícios que sua empresa pode obter com a adoção da tecnologia blockchain ao enfrentar os desafios emergentes relacionados ao COVID-19.

Impacto do coronavírus nas empresas

A pandemia do COVID-19 continua sendo uma crise humanitária e de saúde, mas o impacto comercial nas organizações é profundo. À medida que os governos fazem intervenções significativas em resposta ao coronavírus, as empresas estão se adaptando rapidamente às novas necessidades de seus funcionários, clientes e fornecedores, enquanto enfrentam desafios financeiros e operacionais.

Essa conjuntura, em que observamos todos os setores, funções e regiões geográficas sendo afetados, a quantidade de ajustes e mudanças necessárias para chegarmos novamente em um equilíbrio é intimidador.

A pandemia está pressionando empresas a modificar sua operação da noite pro dia, e a resiliência dos sistemas está sendo testada como nunca antes. À medida que as empresas lidam com uma série de novas prioridades e desafios – riscos de continuidade de negócios, mudanças repentinas de volume, tomada de decisões em tempo real, produtividade da força de trabalho, riscos de segurança – os líderes devem agir rapidamente para resolver problemas imediatos e estabelecer as bases para o futuro.



É aqui que a tecnologia blockchain entra em cena.

Entendendo como a tecnologia Blockchain funciona em negócios

Em primeiro lugar, é vital reconhecer que antes da invenção da tecnologia blockchain, não existia nenhuma modalidade disponível para assegurar e validar a propriedade de um ativo digital, ou mesmo verificar uma transação, que operasse de maneira aberta (pública). O que eu quero dizer com isso? 

Considere o ato de usar uma licença de software para obter acesso a um programa como o Microsoft Outlook. Para solicitar o direito de usar o software, uma verificação deve ser feita por um servidor central controlado pela Microsoft. Portanto, a Microsoft pode decidir rejeitar ou limitar o acesso ao software ou entregar a autorização a outro usuário, se assim desejar. Embora tenhamos a Microsoft como um fornecedor confiável, o risco de conduta ilegal aumenta significativamente quando uma entidade não confiável entra em cena.

Como alternativa, vamos considerar um indivíduo que deseja transferir a posse de bens valiosos como, por exemplo, uma quantidade significativa de ações de uma empresa ou uma obra de arte digital preciosa. Nesse cenário, a transferência da propriedade acionária exigiria diversos documentos, um advogado e uma agência confiável e centralizada, como a London Stock Exchange. 

Com relação à arte digital, um dos problemas comuns envolve como impedir que as pessoas copiem um arquivo on-line e transfiram uma duplicata para outras pessoas. No entanto, na ausência de um mecanismo de autenticação compartilhada (pública) para esta transferência de bens, não há como fiscalizar direito de posse ou validar a originalidade do objeto. Isso explica por que o valor de uma obra de arte é freqüentemente encontrado na mercadoria física.

Com base nesses exemplos da vida real, fica evidente que o blockchain foi o primeiro avanço tecnológico que torna possível a transferência de direitos digitais de maneira descentralizada, sem a necessidade de uma organização mediadora. 

Essa capacidade da tecnologia blockchain é conveniente no cenário atual, pois uma das medidas adotadas na luta contra o novo coronavírus é a prática de distanciamento social e minimização do contato humano.

Componentes que se beneficiarão da tecnologia Blockchain

Embora a tecnologia e as plataformas de suporte ao redor do ecossistema blockchain continuem em desenvolvimento, podemos citar algumas modalidades de empresas que se beneficiarão após sua adoção no mundo real. Estas incluem; 

  • Negócios baseados em transações
  • Negócios que se beneficiam do escrutínio público 
  • Negócios que dependem de registros que não podem ser alterados
  • Negócios voltados a um modelo, em que a descentralização atende ao melhor interesse do consumidor

Benefícios da Blockchain para empresas

Os ganhos potenciais que as empresas podem obter com a adoção deste a tecnologia é ampla. No entanto, os principais são:

  • Pagamentos e transferências seguros
  • Rastreamento fácil
  • Registros precisos
  • Contratos inteligentes

Pagamentos e transferências seguros

A base da tecnologia blockchain é proteger e facilitar a transferência e o recebimento de pagamentos. Portanto, as empresas terão a garantia de enviar dinheiro direta e instantaneamente para qualquer pessoa em todo o mundo. 

No entanto, a principal vantagem do uso dessa tecnologia é o fato de que será mais  econômico fazê-lo. Isso porque a tecnologia elimina intermediários, como bancos, o que se traduz na eliminação de encargos associados às remessas de transações.

Rastreamento fácil

Para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a tecnologia blockchain torna possível rastrear suas mercadorias em qualquer instância. Essa tecnologia fornece informações completas sobre remessas, incluindo a quantidade da mercadoria ao longo de sua vida útil, além de permitir rastrear mercadorias desde o ponto de fabricação até a transação final.

Isso faz com que consumidores desenvolvam maior confiança em uma empresa devido ao aumento da transparência no processo da cadeia de suprimentos. Além disso, transferências de propriedade, garantia de qualidade e pagamentos serão fáceis e diretos.

Registros precisos

A tecnologia Blockchain pode documentar todos os tipos de transações. Isso permite que empresas mantenham seus registros impecáveis, pois as informações não estão sujeitas a erros ou alterações humanas.

No sistema Blockchain cada venda é verificada sempre que se move de um nó para o seguinte. Por esse motivo, os serviços de auditoria não serão necessários uma vez que a transação de gravação terá uma trilha de auditoria rastreável. Além disso, as empresas não serão obrigadas a manter contas separadas, porque essa tecnologia oferece um único registro conjunto.

Contratos inteligentes

Para empresas focadas em obter crescimento, os contratos tradicionais são um grande fator de risco pois demandam muito tempo. No entanto, com a tecnologia blockchain, os contratos inteligentes (Smart Contracts) são uma realidade e sua adoção contém algumas vantagens.

Em primeiro lugar, os contratos e acordos serão autenticados automaticamente. Em segundo lugar, a execução e a assinatura de contratos também são feitas por meio dessa tecnologia, o que faz dela uma modalidade mais econômica devido à eliminação de intermediários no processo de negociação do contrato.  

É fácil ser consumido pela euforia que envolve uma das tecnologias de mais rápido desenvolvimento. Por esse motivo, é vital reconhecer que o blockchain tem suas limitações práticas. Por exemplo, pode não ser um substituto ideal para empresas que exigem centralização ou nos casos em que a adaptabilidade da transação é necessária. Portanto, embora os benefícios potenciais da tecnologia blockchain para os negócios sejam enormes, precisamos permanecer realistas sobre o que ela pode e o que não pode nesta fase crítica da história humana.


Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.