Imagem da matéria: Com pró-Bitcoin Milei no segundo turno, eleições na Argentina aumentam volatilidade dos "criptodólares"
Argentina vive momento de grande incerteza econômica (Imagem: Shutterstock)

O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina mexeu com o preço das principais stablecoins, tornando-as mais voláteis frente ao peso argentino no domingo (22). Devido à alta inflação no país, há anos parte dos argentinos recorrem ao Bitcoin (BTC) para proteger suas finanças, e às stablecoins para o uso diário. 

Pelo menos dois motivos causaram a alta na volatilidade das stablecoins, que são chamadas de “criptodólares” pelos argentinos: a batalha política e as casas de câmbio fechadas no final de semana. Isso porque nessa situação, o mercado argentino passa a usar as criptomoedas estáveis como base para o dólar.

Publicidade

Durante as apurações, o preço da tether (USDT), por exemplo, chegou a ficar até 10% mais barato na cotação em pesos argentinos e em alguns momentos, a stablecoin foi negociada entre entre 1.040 e 1.220 pesos, segundo apurou o site Criptonoticias com dados da plataforma CriptoYa.

(Reprodução/Criptonoticias)

Nesta manhã de segunda (23), o cripto dólar, como são chamadas as stablecoins na Argentina, são negociados na faixa de 983 pesos.

(Fonte: CriptoYa)

Enquanto isso, o candidato do governo Alberto Fernández, Sergio Massa, que é o atual ministro da Economia da Argentina, liderava o pleito, deixando o candidato libertário e pró-Bitcoin, Javier Milei, em segundo. Milei também é a favor da eliminação do peso para a dolarização total da economia no país.

Para muitos especialistas, Massa surpreendeu, já que, em agosto, Milei venceu as eleições primárias do país.

A apuração continua nesta segunda-feira (23), mas cerca de 95% das urnas já tiveram os votos computados. De acordo com números apurados pelo Infobae, Massa tem 36,68%; Milei 29,98%; e Patricia Bullrich 23,83%.

Publicidade

O segundo turno acontece no dia 19 de novembro.

Candidato pró-Bitcoin

No que tange ao histórico de Javier Milei, ele foi processado por supostamente ter promovido um esquema Ponzi na Argentina chamado Coinx.

Também em agosto deste ano, a Polícia Federal da Argentina se mobilizou até a cidade de Santa Fé para cumprir um mandado de busca e apreensão na sede da Coinx World, uma suposta pirâmide financeira com criptomoedas apoiada pelo presidenciável.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justin Sun agora é primeiro-ministro de Liberland, mas o que isso realmente significa?

Justin Sun agora é primeiro-ministro de Liberland, mas o que isso realmente significa?

Liberland é uma utopia libertária que defende uma “hiperdemocracia descentralizada” para os cidadãos e onde os sistemas funcionam na blockchain
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

“Se Gary Gensler e a SEC fossem racionais, eles teriam abandonado este caso há muito tempo”, disse CEO da Ripple
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

Hamster Kombat vai dar bônus para jogadores que segurarem tokens do airdrop

A próxima temporada do Hamster Kombat está chegando, e os jogadores que mantiverem seus tokens HMSTR no jogo receberão alguns benefícios
Imagem da matéria: Executivo da FTX é preso após tentar usar mordida de cachorro para adiar detenção

Executivo da FTX é preso após tentar usar mordida de cachorro para adiar detenção

O pedido mais recente de Ryan Salame para adiar sua prisão não foi concedido após ele parecer totalmente saudável em podcast com Tucker Carlson