Imagem da matéria: Com pró-Bitcoin Milei no segundo turno, eleições na Argentina aumentam volatilidade dos "criptodólares"
Argentina vive momento de grande incerteza econômica (Imagem: Shutterstock)

O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina mexeu com o preço das principais stablecoins, tornando-as mais voláteis frente ao peso argentino no domingo (22). Devido à alta inflação no país, há anos parte dos argentinos recorrem ao Bitcoin (BTC) para proteger suas finanças, e às stablecoins para o uso diário. 

Pelo menos dois motivos causaram a alta na volatilidade das stablecoins, que são chamadas de “criptodólares” pelos argentinos: a batalha política e as casas de câmbio fechadas no final de semana. Isso porque nessa situação, o mercado argentino passa a usar as criptomoedas estáveis como base para o dólar.

Publicidade

Durante as apurações, o preço da tether (USDT), por exemplo, chegou a ficar até 10% mais barato na cotação em pesos argentinos e em alguns momentos, a stablecoin foi negociada entre entre 1.040 e 1.220 pesos, segundo apurou o site Criptonoticias com dados da plataforma CriptoYa.

(Reprodução/Criptonoticias)

Nesta manhã de segunda (23), o cripto dólar, como são chamadas as stablecoins na Argentina, são negociados na faixa de 983 pesos.

(Fonte: CriptoYa)

Enquanto isso, o candidato do governo Alberto Fernández, Sergio Massa, que é o atual ministro da Economia da Argentina, liderava o pleito, deixando o candidato libertário e pró-Bitcoin, Javier Milei, em segundo. Milei também é a favor da eliminação do peso para a dolarização total da economia no país.

Para muitos especialistas, Massa surpreendeu, já que, em agosto, Milei venceu as eleições primárias do país.

A apuração continua nesta segunda-feira (23), mas cerca de 95% das urnas já tiveram os votos computados. De acordo com números apurados pelo Infobae, Massa tem 36,68%; Milei 29,98%; e Patricia Bullrich 23,83%.

Publicidade

O segundo turno acontece no dia 19 de novembro.

Candidato pró-Bitcoin

No que tange ao histórico de Javier Milei, ele foi processado por supostamente ter promovido um esquema Ponzi na Argentina chamado Coinx.

Também em agosto deste ano, a Polícia Federal da Argentina se mobilizou até a cidade de Santa Fé para cumprir um mandado de busca e apreensão na sede da Coinx World, uma suposta pirâmide financeira com criptomoedas apoiada pelo presidenciável.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin diante de sombra de militares armados

Justiça dos EUA apreende mais de R$ 1 milhão em criptomoedas destinadas ao Hamas

Desde outubro de 2024, apoiadores do grupo militante arrecadaram cerca de R$ 8,5 milhões em cripto
Nota de dólar queimando

Preço do Bitcoin oscila enquanto altcoins despencam com alta da inflação nos EUA

O principal indicador de inflação do Fed ficou bem acima da meta de 2%
Imagem da matéria: Binance suspende funcionário por "má conduta" em investigação de negociações

Binance suspende funcionário por “má conduta” em investigação de negociações

Comportamento do funcionário “constitui front-running com base em informações não públicas”, escreveu a Binance em comunicado
Homem olha moeda de bitcoin com lupa

Banco Central vai monitorar transações de criptomoedas fora de corretoras

O último Relatório Integrado (RIG) da instituição incluiu o tema “Regulamentação de Criptoativos”