Imagem da matéria: Cinco ferramentas gratuitas que todo analista de blockchain e criptomoedas precisa conhecer
Foto: Shutterstock

O mercado de criptomoedas está repleto de ferramentas criadas para auxiliar traders, analistas e até curiosos a desbravar todos os cantos da blockchain – mas nem todas essas plataformas são bem conhecidas, especialmente para quem ainda não tem tanta familiaridade com a tecnologia que fornece a base do universo cripto.

Para guiar a navegação por esse espaço, o especialista conhecido pelo pseudônimo DeFi Saint compartilhou no Twitter as cinco ferramentas gratuitas que ele acredita serem essenciais para todo analista de criptoativos que queira rastrear as blockchains.

Publicidade

São elas a Bubblemaps, Debank, Breadcrumbs, Arkham Intelligence e Dune Analytics. Confira abaixo o que cada uma dessas ferramentas oferece e como usá-las para montar sua análise on-chain.

Bubblemaps

A Bubblemaps é uma ferramenta com diversas funções criadas para permitir que o analista examine de forma mais minuciosa dados de diferentes blockchains, como Ethereum, BNB Chain, Avalanche e Fantom, entre outras.

Outro diferencial é que nele também é possível analisar dados de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) e de projetos de tokens não fungíveis (NFT).

As melhores funções dessa ferramenta, segundo indicação do DeFi Saint, são a verificação de distribuição de tokens; explorador de carteiras e a identificação de conexões entre endereços.

Publicidade

Outro destaque é a identificação de possíveis golpes de rug pull e wash trading (uma manipulação de mercado em que uma pessoa está em ambos os lados de uma negociação, ou seja, um investidor vende um ativo para si mesmo, mas finge ser uma operação legítima).

Para ilustrar, o analista estuda dados do protocolo Lido no Bubblemaps. Lá é possível concluir, por exemplo, que o token LDO é bem distribuído, checando-se as bolhas de endereços dos 150 maiores detentores. 

A plataforma também mostra que não há muitos clusters (“cachos” de endereços que pertencem ao mesmo detentor) de Lido. Isso pode ser um sinal positivo já que, quantos mais clusters, mais atividades esse local específico tem com outros endereços, o que pode ser uma atividade suspeita em muitos casos.

Bubblemaps
Visualização de maiores detentores do token LDO no Bubblemaps

Debank

De acordo com a lista do usuário DeFi Saint, a Debank é uma das poucas plataformas de gerenciamento de portfólio que também rastreiam carteiras em todos os protocolos DeFi.

Publicidade

Com o Debank, um analista pode rastrear ativos em diferentes redes, monitorar a carteira de  baleias — como são chamados os investidores que possuem grandes quantidade de criptomoedas — e observar no que os VCs (empresas de capital de risco) estão investindo, bem como rastrear NFTs.

Para exemplificar o uso do Debank, o analista examina um endereço pertencente ao VC Dragonfly Capital.

Debank
Analise do endereço de VC no Debank

Como visto na imagem acima, é possível conferir o saldo total da carteira e a rede em que estão baseados, bem como outros ativos nesta rede. 

“Ser um especialista em combinar todas essas ferramentas lhe dará uma vantagem on-chain”, recomenda DeFi Saint. 

Breadcrumbs

O Breadcrumbs pode ser a ferramenta ideal para rastrear criptomoedas na blockchain, principalmente para identificar fundos desviados em golpes e hacks. Analistas on-chain de destaque na comunidade cripto, como @zachXBT, usam o Breadcrumbs em todo o seu potencial.

Uma reportagem do Portal do Bitcoin, por exemplo, também usou o Breadcrumbs para rastrear criptomoedas da pirâmide financeira Rental Coins, que transferiu R$ 4 milhões em bitcoin para várias corretoras conhecidas.

Com o aplicativo, um analista pode descobrir possíveis entidades por trás de endereços cripto; fazer conexões entre carteiras; rastrear hacks e possíveis fraudes, como rug pull e definir alerta de movimentações de criptomoedas, além de gerar relatórios de riscos. 

Publicidade

Além disso, o usuário também pode criar seu próprio painel no Breadcrumbs, que pode ser privado, público ou em equipe, para salvar e/ou compartilhar suas investigações. 

Breadcrumbs
Conexões entre carteiras cripto de entidades conhecidas no mercado no Breadcrumbs

Arkham

Arkham é mais uma ferramenta de análise on-chain recheada de recursos úteis, especialmente para quem deseja monitorar o que entidades do setor cripto estão fazendo em tempo real.

A plataforma conta com seu próprio explorador de blockchain e também com um visualizador de fluxo de transações de diferentes entidades.

Através do Arkham, um analista pode observar o fluxo de criptomoedas (detecção on-chain); rastrear portfólios; obter insights de mercado em tempo real além e previsões de movimento de mercado, entre outras funções.

Arkham
Visualizador do Arkham permite identificar com quem uma entidade interage e fluxos de saídas e entradas de fundos

Dune Analytics

Dune Analytics fecha a lista de cinco ferramentas que todo analista de criptomoedas precisa conhecer. Talvez a mais famosa do grupo, a Dune é uma provedora de dados em blockchain que permite que usuários organizem as estatísticas captadas em tempo real para criar suas próprias métricas, gráficos e análises.

Painel criado no Dune Analytics mostra diferentes dados de exchanges descentralizadas

O grande atrativo da Dune é o fato de que o usuário que usa a plataforma pode compartilhar com a comunidade suas análises por meio de painéis interativos. Alguns analistas conhecidos no Twitter que usam a Dune Analytics são @defi_mochi@hildobby_ e @WestieCapital.

Publicidade

Por fim, o analista que indicou essas cinco ferramentas deixa um conselho final a quem deseja se aprofundar no campo de análise on-chain:

“Eu recomendo prestar atenção a essas ferramentas gratuitas. Comecei como redator de conteúdo com conhecimento zero, até esse nível [atual]. Então não há nada segurando você, comece hoje se você quiser crescer na Web3.”

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso