Ilustração mostra moeda de Tether USDT à frente de bandeira da China
Shutterstock

O Ministério Público da China alertou na última quarta-feira (27) que o uso da stablecoin Tether (USDT) como intermediária para o câmbio com o yuan chinês é ilegal no país e pede “repressão severa” contra a prática desse meio de troca.

Segundo comunicado, publicado em conjunto com a Administração Estatal de Câmbio (SAFE), os promotores e reguladores cambiais foram instruídos a fortalecer a supervisão sobre o câmbio estrangeiro, com destaque para o USDT, a maior stablecoin do mercado de criptomoedas.

Publicidade

O ativo tem sido usado como intermediário em negociações de yuan com outras moedas, descreve o órgão, que apela às agências cambiais para “punir compras fraudulentas, transações ilegais e outras atividades criminosas relacionadas com divisas”.

Para as autoridades, que incluem tanto promotores quanto reguladores cambiais, o objetivo é fortalecer a supervisão de forma coordenada para prevenir e resolver eficazmente os riscos financeiros e manter a segurança financeira nacional.

Para contextualizar, o órgão destacou alguns casos de crimes cambiais envolvendo a stablecoin Tether, sendo um deles ocorrido em 2019.

Conforme descreve, um trader de criptomoedas, que recebeu 22 milhões de dirhams (cerca de R$ 30 milhões) de uma casa de apostas de origem chinesa em Dubai, ligada a jogos de azar, transferiu o yuan correspondente para sua conta na China.

Publicidade

No entanto, parte do dinheiro ele teria transformado em USDT para revender, obtendo um lucro de 2%.

Outro caso teria ocorrido entre 2018 e 2021, quando um trader converteu mais de 220 milhões de yuans em moeda estrangeira usando Tether, o que lhe rendeu cinco anos de prisão e multa.

Vale lembrar que a China é pioneira quando o assunto se refere a stablecoins estatais. O governo chinês testa desde 2021 sua CBDC (Moeda Digital do Banco Central), popularmente conhecida como yuan digital. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin Cash atinge máxima de 7 meses; entenda por quê

Bitcoin Cash atinge máxima de 7 meses; entenda por quê

Criptomoeda sobe 29% no mês e chega a US$ 519 com compras de baleias
corretora de criptomoedas coinbase

Coinbase compra empresa de tokens LiquiFi na 4ª aquisição do ano

Esta é a quarta aquisição da empresa neste ano, incluindo a Deribit, maior plataforma de derivativos de Bitcoin
Imagem da matéria: Exchange de criptomoedas OKX planeja abrir capital nos EUA

Exchange de criptomoedas OKX planeja abrir capital nos EUA

O interesse mais amplo na indústria de criptomoedas para capitalizar sobre as condições favoráveis do mercado nos EUA está se consolidando
Washington DC capitolio EUA

Comitê bancário dos EUA define princípios para regular o mercado de criptomoedas

Os princípios visam definir a supervisão de ativos digitais à medida que os debates sobre lucros em criptomoedas ligados a Trump e a legislação federal se intensificam