Ilustração mostra moeda de Tether USDT à frente de bandeira da China
Shutterstock

O Ministério Público da China alertou na última quarta-feira (27) que o uso da stablecoin Tether (USDT) como intermediária para o câmbio com o yuan chinês é ilegal no país e pede “repressão severa” contra a prática desse meio de troca.

Segundo comunicado, publicado em conjunto com a Administração Estatal de Câmbio (SAFE), os promotores e reguladores cambiais foram instruídos a fortalecer a supervisão sobre o câmbio estrangeiro, com destaque para o USDT, a maior stablecoin do mercado de criptomoedas.

Publicidade

O ativo tem sido usado como intermediário em negociações de yuan com outras moedas, descreve o órgão, que apela às agências cambiais para “punir compras fraudulentas, transações ilegais e outras atividades criminosas relacionadas com divisas”.

Para as autoridades, que incluem tanto promotores quanto reguladores cambiais, o objetivo é fortalecer a supervisão de forma coordenada para prevenir e resolver eficazmente os riscos financeiros e manter a segurança financeira nacional.

Para contextualizar, o órgão destacou alguns casos de crimes cambiais envolvendo a stablecoin Tether, sendo um deles ocorrido em 2019.

Conforme descreve, um trader de criptomoedas, que recebeu 22 milhões de dirhams (cerca de R$ 30 milhões) de uma casa de apostas de origem chinesa em Dubai, ligada a jogos de azar, transferiu o yuan correspondente para sua conta na China.

Publicidade

No entanto, parte do dinheiro ele teria transformado em USDT para revender, obtendo um lucro de 2%.

Outro caso teria ocorrido entre 2018 e 2021, quando um trader converteu mais de 220 milhões de yuans em moeda estrangeira usando Tether, o que lhe rendeu cinco anos de prisão e multa.

Vale lembrar que a China é pioneira quando o assunto se refere a stablecoins estatais. O governo chinês testa desde 2021 sua CBDC (Moeda Digital do Banco Central), popularmente conhecida como yuan digital. 

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Fed diz que inflação está caindo, mas não rápido o suficiente: por que isso importa para o Bitcoin?

A queda da inflação beneficia os ativos de risco, incluindo as criptomoedas, pois daria ao Fed confiança para começar a reduzir as taxas de juros este ano
Bandeira do Japão com moedas de bitcoin

Empresa japonesa intensifica compra de Bitcoin em meio ao baixo crescimento econômico

A Metaplanet Inc. comprou mais 42 BTC, avaliados em US$ 2,4 milhões, enquanto a economia do Japão enfrenta ventos contrários
Imagem da matéria: Governo do Paraguai "rouba" os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Governo do Paraguai “rouba” os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Segundo o senador Salyn Buzarquis, decisão do governo do Paraguai de aumentar a tarifa de energia prejudica os mineradores que trabalham corretamente
Imagem da matéria: Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Coutinho será apresentado em São Januário neste sábado em evento exclusivo