Em meio à crise gerada pelo derretimento do token nativo da corretora FTX, o FTT, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, não está interessado em vender o ativo de volta para a Alameda Research, braço de mercado da FTX, preferindo despejar os tokens no mercado.
“Eu acho que vamos ficar no livre mercado”, disse ele em um tweet na segunda-feira (7), enquanto respondia a uma pergunta sobre uma potencial revenda. A CEO da Alameda, Caroline Elison, ofereceu publicamente um valor para comprar todo o FTT que a Binance está lançando por US$ 22 por ativo, para limitar o impacto da liquidação no mercado.
No entanto, a resposta de CZ sinaliza que a Binance provavelmente seguirá seu plano original de vender lentamente os tokens da exchange rival ao longo dos próximos meses no mercado aberto, em vez de no balcão.
A saída total da Binance do FTT é, de acordo com CZ, uma resposta a “revelações recentes que vieram à tona” sobre a FTX, que para ele tem feito lobby “contra outros players da indústria pelas costas.”
A linguagem desconfiada do bilionário teve um grande efeito no mercado: além de mandar o valor do token FTX para baixo em 10%, também estimulou retiradas em massa de criptomoedas da FTX sobre o que parece ser um pânico dos clientes quanto ao estado de seus fundos.
Get your funds out of FTX. This is financial advice.
— Ran Neuner (@cryptomanran) November 6, 2022
Leia Também
Acontece que a Binance aparentemente experimentou entradas líquidas aproximadamente equivalentes nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Nansen.
O CEO da FTX, Sam Bankman Fried (SBF), afirmou no Twitter na sexta-feira que “um concorrente” estava perseguindo sua exchange com “falsos rumores.”
“A FTX tem o suficiente para cobrir todas as participações dos clientes”, afirmou. “Estamos processando todas as retiradas e continuaremos a fazer isso.”
Alguns acreditam que o anúncio da CZ no domingo foi orquestrado para provocar pânico em torno da FTX em um momento no qual o sentimento público em torno de SBF era relativamente baixo e quando rumores sobre a desorganização das finanças da empresa irmã Alameda Research estavam se espalhando.
No entanto, CZ nega que o anúncio de sua empresa tenha sido parte de qualquer tipo de “conspiração” contra a FTX, ou que ele esteja em uma “briga” com seu CEO.
“Desculpe desapontar vocês, mas eu gasto minha energia construindo, não lutando”, ele comentou na segunda-feira. “Sugiro que outros façam o mesmo.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!