CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

Em meio à crise gerada pelo derretimento do token nativo da corretora FTX, o FTT, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, não está interessado em vender o ativo de volta para a Alameda Research, braço de mercado da FTX, preferindo despejar os tokens no mercado. 

“Eu acho que vamos ficar no livre mercado”, disse ele em um tweet na segunda-feira (7), enquanto respondia a uma pergunta sobre uma potencial revenda. A CEO da Alameda, Caroline Elison, ofereceu publicamente  um valor para comprar todo o FTT que a Binance está lançando por US$ 22 por ativo, para limitar o impacto da liquidação no mercado. 

Publicidade

No entanto, a resposta de CZ sinaliza que a Binance provavelmente seguirá seu plano original de vender lentamente os tokens da exchange rival ao longo dos próximos meses no mercado aberto, em vez de no balcão.

A saída total da Binance do FTT é, de acordo com CZ, uma resposta a “revelações recentes que vieram à tona” sobre a FTX, que para ele tem feito lobby “contra outros players da indústria pelas costas.”

A linguagem desconfiada do bilionário teve um grande efeito no mercado: além de mandar o valor do token FTX para baixo em 10%, também estimulou retiradas em massa de criptomoedas da FTX sobre o que parece ser um pânico dos clientes quanto ao estado de seus fundos.

Acontece que a Binance aparentemente experimentou entradas líquidas aproximadamente equivalentes nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Nansen. 

Publicidade

O CEO da FTX, Sam Bankman Fried (SBF), afirmou no Twitter na sexta-feira que “um concorrente” estava perseguindo sua exchange com “falsos rumores.”

“A FTX tem o suficiente para cobrir todas as participações dos clientes”, afirmou. “Estamos processando todas as retiradas e continuaremos a fazer isso.”

Alguns acreditam que o anúncio da CZ no domingo foi orquestrado para provocar pânico em torno da FTX em um momento no qual o sentimento público em torno de SBF era relativamente baixo e quando rumores sobre a desorganização das finanças da empresa irmã Alameda Research estavam se espalhando.

No entanto, CZ nega que o anúncio de sua empresa tenha sido parte de qualquer tipo de “conspiração” contra a FTX, ou que ele esteja em uma “briga” com seu CEO.

“Desculpe desapontar vocês, mas eu gasto minha energia construindo, não lutando”,  ele comentou na segunda-feira. “Sugiro que outros façam o mesmo.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

Na semana passada, o ETF de Bitcoin da BlackRock já havia superado o da Grayscale e se tornado o maior do mercado em ativos sob gestão
elon musk

Elon Musk, superfã da Dogecoin, diz que nunca discutiu sobre cripto com Donald Trump

Em meio à mudança do ex-presidente dos EUA para abraçar as criptomoedas, o CEO da Tesla nega uma notícia que diz que eles conversaram sobre políticas de criptoativos
Imagem da matéria: Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Um dos pontos ressaltados pelo Itaú é que o banco oferece custódia própria de criptoativos, em tecnologia desenvolvida internamente
Imagem da matéria: Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Keith Gill, o Roaring Kitty, encenou seu retorno ao Twitter, depois ao Reddit e, finalmente, de volta ao YouTube com uma transmissão ao vivo que atraiu 700.000 espectadores