O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, está no Brasil e se encontrou com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na tarde de segunda-feira (14), como mostra a agenda oficial do governo.
O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. Também estiveram presentes no encontro o Secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e o Diretor de Projetos da InvestSP, Leonardo Machado.
Conforme a assessoria de imprensa do governador disse ao Portal do Bitcoin, quando os encontros são virtuais, a especificação é feita na agenda. A pauta da reunião, porém, não foi especificada.
A reportagem também entrou em contato com as assessorias da Fazenda e da InvestSP, mas não obteve retorno até o momento.
A assessoria de imprensa da Binance no Brasil não confirmou o encontro.
CEO da Binance no Rio
Na sua passagem pelo Brasil, o CZ deve marcar presença no Ethereum Rio, evento que acontece ao longo da semana no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A Binance Labs é uma patrocinadora do evento e CZ terá uma participação, confirmou a assessoria de imprensa da Binance à reportagem.
A reunião com o governador de São Paulo parece ser mais um movimento importante da Binance na sua busca por legitimidade no mercado brasileiro. No mesmo dia em que CZ e Doria se reuniram, a Binance anunciou a ambição de comprar a corretora brasileira Sim;paul.
Leia Também
A Binance assinou um Memorando de Entendimentos manifestando o interesse em adquirir a empresa brasileira em um acordo que pode girar em torno de R$ 50 milhões, de acordo com fontes com familiaridade sobre a aquisição.
Para concretizar o acordo, a Binance precisa da aprovação das autoridades regulatórias, inclusive do Banco Central do Brasil, uma vez que a Sim;paul é uma empresa que possui licenças de operação dadas pelo BC e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
As estratégias de expansão da Binance
O movimento que a Binance faz agora no Brasil é muito semelhante ao que a corretora fez no Reino Unido na semana passada, tentando adquirir uma empresa que já possui as licenças regulatórias no país em que a corretora tenta se expandir.
Mas por lá esse movimento não foi bem recebido pelos reguladores. Por meio da sua nova empresa de pagamentos (Bifinity), a Binance fez um acordo para adquirir direitos contratuais sobre a Eqonex, empresa de criptomoedas regulada no Reino Unido e listada na Nasdaq. Um dia depois do acordo, os reguladores da FCA emitiram um alerta expondo preocupações com a união das duas empresas.
A situação regulatória da Binance também é um assunto sensível no Brasil. Embora a corretora seja líder no mercado brasileiro, ela não cumpre as mesmas obrigações impostas pela Receita Federal às concorrentes nacionais.
Até hoje a Binance afirma que não possui presença oficial no Brasil, mesmo com um CNPJ registrado no país de uma empresa chamada B Fintech, que tem o CZ como sócio.
*Colaborou Cláudio Goldberg Rabin