O CEO da Binance Changpeng Zhao 'CZ'
Foto: Divulgação

Após uma série de saídas de executivos da Binance, o CEO da exchange de criptomoedas, Changpeng ‘CZ’ Zhao, foi ao Twitter para descartar “notícias negativas” e rumores em torno da empresa.

Em uma postagem na rede social, agora renomeada como X, Zhao rejeitou relatos de “corridas aos bancos, ações judiciais, fechamento de canais fiduciários, liquidação de produtos, rotatividade de funcionários, saída de mercados, etc.”, e definiu como “FUD” (Medo, Incerteza e Dúvida).

Publicidade

A Binance viu vários executivos de alto escalão deixarem a empresa nos últimos meses, com executivos incluindo o conselheiro geral Hon Ng, o diretor de estratégia Patrick Hillmann e o vice-presidente sênior de conformidade Steven Christie deixando o cargo em julho.

Na época, “CZ” rejeitou as reportagens sobre as partidas, argumentando que “os motivos imaginados pelas ‘notícias’ estão completamente errados”.

https://twitter.com/cz_binance/status/1699879240722735231

Seguiram-se outras saídas, com executivos da Binance incluindo o chefe regional Gleb Kostarev, o gerente geral na Rússia Vladimir Smerkis, a vice-presidente executivo e chefe global de fiat Helen Hai, o líder de produto Mayur Kamat e o chefe da Ásia-Pacífico Leon Foong, todos deixando o cargo desde o final de agosto.

A empresa também reduziu o número de funcionários, com CZ mais uma vez recorrendo ao Twitter para afirmar que “os números divulgados pela mídia estão totalmente errados”.

Em sua postagem mais recente, CZ argumentou que os fundadores da exchange mantiveram o curso, provavelmente com “a menor rotatividade da equipe fundadora de qualquer startup de tecnologia do nosso tamanho e idade, no mundo”.

Publicidade

O CEO da Binance também afirmou que a corretora “não tem problemas de liquidez”, acrescentando que “todos os saques (e depósitos) são gerenciados adequadamente. Todos os fundos dos clientes são #SAFU e 100% em reserva”.

Ele também fez referência ao fim progressivo da stablecoin BUSD, referindo-se a um “suave encerramento de produtos antigos”.

Em 31 de agosto, a Binance anunciou que estava encerrando o suporte ao BUSD e removendo pares de negociação à vista e de margem para a stablecoin. Os clientes da corretora agora são recebidos no site com uma notificação informando que ela deixará de oferecer suporte ao BUSD em 2024.

A extinção do suporte ao BUSD ocorre na esteira de relatos de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) alegou que a stablecoin era um título não registrado em um alerta emitido para o emissor da stablecoin, a Paxos.

Na sua publicação, “CZ” destacou outros pontos positivos, incluindo o “lançamento de novos produtos, novas contratações, novos mercados”, vitórias judiciais e “corridas aos bancos controladas e depósitos recordes, e novos canais fiduciários”.

Publicidade

A Binance enfrenta atualmente uma série de investigações de reguladores de todo o mundo. Em março, a CFTC dos EUA acusou a bolsa de violar as regras de derivativos do país; em junho, a SEC entrou com uma ação acusando a bolsa de violar as leis de valores mobiliários dos EUA. Naquele mesmo mês, as autoridades francesas iniciaram uma investigação contra a Binance por crimes, incluindo “lavagem de dinheiro”.

*Traduzido por Rodrigo Tolotti com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Craig Wright posa para foto

Craig Wright mentiu “extensiva e repetidamente” sobre ser o criador do Bitcoin, diz juiz

“As tentativas do Dr. Wright de provar que ele era/é Satoshi Nakamoto representam um abuso muito sério do processo deste tribunal”, disse o juiz
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador