Imagem da matéria: Cazaquistão fecha 13 fazendas de mineração de bitcoin em menos de uma semana
(Foto: Shutterstock)

Autoridades do Ministério da Energia do Cazaquistão identificaram e fecharam 13 fazendas de mineração de bitcoin nos últimos cinco dias, afirmou o site do governo na segunda-feira (21). Segundo a nota à imprensa, as empresas estavam operando ilegalmente centros capazes de consumir 200 megawatts (MW) de eletricidade.

O flagrante ocorreu durante inspeções recentes de técnicos dos departamentos territoriais do Comitê de Supervisão e Controle Atômico e Energético do Ministério, que foram acompanhados por autoridades policiais e de especialistas em mineração de criptomoedas de várias repartições do governo.

Publicidade

As operações estavam localizadas em várias regiões, inclusive na capital Nursultan. O destaque, porém, fica para o centro de mineração em Kraganda, cuja média de consumo era de 31,3 Megawatts MW. Os outros locais estavam nas cidades de Pavlodar; Akmola; e Almaty.

“A força-tarefa vai continuar investigando para dar continuidade na identificação dessas fazendas de mineração e assim desconectá-las das redes elétricas”, concluiu a nota.

O Cazaquistão é o segundo país mais popular para a mineração de bitcoin. Enquanto isso, a estatal Kazakhstan Electricity Grid Operating Company tem realizado várias ações para conter apagões no país, sendo os mineradores de bitcoin os mais afetados.

Em janeiro, por exemplo, a entidade determinou a suspensão de energia para centros que funcionam legalmente por cerca de uma semana.

Publicidade

Para se ter uma ideia do uso de eletricidade pelos mineradores de bitcoin, o governo do Cazaquistão estimou em setembro do ano passado que o setor de mineração usou até 8% do fornecimento total de energia disponível no país.

Pelo menos metade desse uso vem de operações clandestinas que se recusaram a obter registro por conta de requisitos fiscais e as perspectivas de uma maior supervisão do governo, após regulação do setor.

VOCÊ PODE GOSTAR
Homem de blusa verde carrega máquina de mineração de criptomoedas

Apesar do discurso “pró-cripto”, tarifas de Trump já prejudicam mineradores de Bitcoin

Temendo que as tarifas destruam seus patrimônios, empresas de mineração gastaram quatro vezes mais com frete aéreo e 20 com transporte marítimo para deslocar suas mineradoras
Homem no meio de uma chuva de dinheiro

Como se proteger e ganhar dinheiro com criptomoedas durante crises

“O mais importante é blindar o portfólio”, diz especialista
Imagem da matéria: Preço do Bitcoin estável enquanto Ray Dalio alerta que "algo pior do que uma recessão" está se aproximando

Preço do Bitcoin estável enquanto Ray Dalio alerta que “algo pior do que uma recessão” está se aproximando

Fundador da Bridgewater Associates disse que a busca agressiva por tarifas por Donald Trump está levando a uma “ruptura da ordem monetária”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe mais de 5% e especialistas analisam se alta tem força para seguir

Manhã Cripto: Bitcoin sobe mais de 5% e especialistas analisam se alta tem força para seguir

Ganho intradiário do Bitcoin esteve alinhado com uma alta mais ampla em negociações influenciadas por fatores macroeconômicos