Imagem da matéria: Cazaquistão fecha 13 fazendas de mineração de bitcoin em menos de uma semana
(Foto: Shutterstock)

Autoridades do Ministério da Energia do Cazaquistão identificaram e fecharam 13 fazendas de mineração de bitcoin nos últimos cinco dias, afirmou o site do governo na segunda-feira (21). Segundo a nota à imprensa, as empresas estavam operando ilegalmente centros capazes de consumir 200 megawatts (MW) de eletricidade.

O flagrante ocorreu durante inspeções recentes de técnicos dos departamentos territoriais do Comitê de Supervisão e Controle Atômico e Energético do Ministério, que foram acompanhados por autoridades policiais e de especialistas em mineração de criptomoedas de várias repartições do governo.

Publicidade

As operações estavam localizadas em várias regiões, inclusive na capital Nursultan. O destaque, porém, fica para o centro de mineração em Kraganda, cuja média de consumo era de 31,3 Megawatts MW. Os outros locais estavam nas cidades de Pavlodar; Akmola; e Almaty.

“A força-tarefa vai continuar investigando para dar continuidade na identificação dessas fazendas de mineração e assim desconectá-las das redes elétricas”, concluiu a nota.

O Cazaquistão é o segundo país mais popular para a mineração de bitcoin. Enquanto isso, a estatal Kazakhstan Electricity Grid Operating Company tem realizado várias ações para conter apagões no país, sendo os mineradores de bitcoin os mais afetados.

Em janeiro, por exemplo, a entidade determinou a suspensão de energia para centros que funcionam legalmente por cerca de uma semana.

Publicidade

Para se ter uma ideia do uso de eletricidade pelos mineradores de bitcoin, o governo do Cazaquistão estimou em setembro do ano passado que o setor de mineração usou até 8% do fornecimento total de energia disponível no país.

Pelo menos metade desse uso vem de operações clandestinas que se recusaram a obter registro por conta de requisitos fiscais e as perspectivas de uma maior supervisão do governo, após regulação do setor.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Fundos de criptomoedas do Brasil captaram R$ 1,4 bilhão em 2024

Em 2024, o Brasil se consolidou como o terceiro país no mundo com os maiores investimentos em fundos de ativos digitais
Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.

Julgamento de Do Kwon por colapso da LUNA já está marcado; veja todos os detalhes

O julgamento criminal do fundador da Terra, Do Kwon, já tem data marcada; entenda os detalhes do colapso de US$ 40 bilhões envolvendo UST e LUNA
Imagem da matéria: Elon Musk apoia candidato pró-Bitcoin à disputa de primeiro-ministro no Canadá

Elon Musk apoia candidato pró-Bitcoin à disputa de primeiro-ministro no Canadá

Elon Musk elogiou Pierre Poilievre, defensor do Bitcoin e candidato a primeiro-ministro do Canadá, que deseja reduzir os gastos do governo
Imagem da matéria: Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

Coinbase recebe intimação da CFTC para obter dados de clientes ligados ao Polymarket

A exchange disse que pode ser solicitada a compartilhar informações sobre seus usuários com o governo