Imagem da matéria: Cazaquistão fecha 13 fazendas de mineração de bitcoin em menos de uma semana
(Foto: Shutterstock)

Autoridades do Ministério da Energia do Cazaquistão identificaram e fecharam 13 fazendas de mineração de bitcoin nos últimos cinco dias, afirmou o site do governo na segunda-feira (21). Segundo a nota à imprensa, as empresas estavam operando ilegalmente centros capazes de consumir 200 megawatts (MW) de eletricidade.

O flagrante ocorreu durante inspeções recentes de técnicos dos departamentos territoriais do Comitê de Supervisão e Controle Atômico e Energético do Ministério, que foram acompanhados por autoridades policiais e de especialistas em mineração de criptomoedas de várias repartições do governo.

Publicidade

As operações estavam localizadas em várias regiões, inclusive na capital Nursultan. O destaque, porém, fica para o centro de mineração em Kraganda, cuja média de consumo era de 31,3 Megawatts MW. Os outros locais estavam nas cidades de Pavlodar; Akmola; e Almaty.

“A força-tarefa vai continuar investigando para dar continuidade na identificação dessas fazendas de mineração e assim desconectá-las das redes elétricas”, concluiu a nota.

O Cazaquistão é o segundo país mais popular para a mineração de bitcoin. Enquanto isso, a estatal Kazakhstan Electricity Grid Operating Company tem realizado várias ações para conter apagões no país, sendo os mineradores de bitcoin os mais afetados.

Em janeiro, por exemplo, a entidade determinou a suspensão de energia para centros que funcionam legalmente por cerca de uma semana.

Publicidade

Para se ter uma ideia do uso de eletricidade pelos mineradores de bitcoin, o governo do Cazaquistão estimou em setembro do ano passado que o setor de mineração usou até 8% do fornecimento total de energia disponível no país.

Pelo menos metade desse uso vem de operações clandestinas que se recusaram a obter registro por conta de requisitos fiscais e as perspectivas de uma maior supervisão do governo, após regulação do setor.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração 3D de console de videogame

W-Coin: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

A W-Coin baseia-se na premissa do jogo tap-to-earn do Telegram Notcoin, com atualizações exclusivas e prêmios de staking
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias
Imagem da matéria: “O próximo passo é fazer com que tudo seja tokenizado”, diz presidente do Banco Central

“O próximo passo é fazer com que tudo seja tokenizado”, diz presidente do Banco Central

Campos Neto ressaltou que as Digital Ledgers são boas para transparência e velocidade, mas têm um problema de privacidade
Imagem da matéria: Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Memecoin com desempenho menos pior é a de Andrew Tate, que caiu 73,2% desde o lançamento