Pessoa olha para scanner da Worldcoin
(Foto: Divulgação/Worldcoin)

Uma campanha de incentivo à quebra das polêmicas máquinas de escaneamento de íris do projeto Worldcoin começa a ganhar força no Twitter e já conta com o apoio de figuras influentes do universo das cripotmoedas, como Peter McCormack (518 mil seguidores), através da hashtag: #SmashTheOrbs.

Leia mais: Criador do Ethereum revela quatro grandes riscos na nova criptomoeda Worldcoin (WLD)

Publicidade

A página cryptograffiti publicou um vídeo onde é possível ver alguém entrando em um prédio de uma empresa parceira do projeto Worldcoin (WLD) em São Francisco, na Califórnia. A pessoa rouba uma das máquinas, chamada Orb, guarda a máquina na mochila e depois arremessa o equipamento na água.

A fúria parece ser uma reação quanto a suposta exposição e guarda de dados pessoais por uma empresa ligada ao segmento de criptomoedas, o que já levantou preocupações até mesmo de Vitalik Buterin, criador do Ethereum. Reguladores da França e do Reino Unidos também já anunciaram que irão investigar o projeto, dizendo que ele é “questionável”.

Worldcoin

O protocolo Worldcoin, desenvolvimento pela Worldcoin Foundation e Tools for Humanity, foi lançado oficialmente na madrugada de segunda-feira (24) após a migração do projeto para a Optimism, rede de segunda camada do Ethereum.

Em meio a isso, o equipamento que faz o escaneamento de íris de investidores começou a se espalhar pelo mundo. No Brasil, é possível escanear a íris em três endereços diferentes na cidade de São Paulo, ganhar cerca de R$ 250 e obter um certificado digital de prova de humanidade. 

O lançamento foi discreto e a divulgação circulou mais em grupos de WhatsApp do mercado. Em todos os locais, os funcionários se identificavam como operadores da Orb — um semi-esfera metálica de cerca de 2 quilos que faz o registro da íris. A ideia é criar um tipo de identificação chamada de ‘prova de humanidade’. 

Publicidade

Embora uma parte significativa do mercado esteja cética quanto à proposta da Worldcoin e resiste em ter seus olhos escaneados em troca de algumas criptomoedas, o projeto avança.

Sam Altcoin divulgou no Twitter um vídeo que mostra uma longa fila de pessoas aguardando a sua vez de ter os olhos escaneados. Na estimativa do empresário, uma pessoa está sendo verificada a cada 8 segundos ao redor do mundo.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Imagem da matéria: Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

“O Brasil continua com um gigante adormecido, principalmente em termos de regulação”, disse diretor da OKX
moeda de bitcoin desfocada

Verde, uma das maiores gestoras do Brasil, começa a investir em Bitcoin

A Verde disse que construiu uma pequena posição em Bitcoin, sem especificar quanto, além de elevar sua aposta contra o yuan chinês
Fachada da sede do Banco Central do Brasil

Criptorama reúne BC, CVM e autoridades para discutir economia digital em São Paulo

Com presença de grandes nomes dos setores público e privado, o evento promovido pela ABcripto têm entrada gratuita para o público em geral