Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC
Shutterstock

A Câmara dos EUA aprovou na quinta-feira (23) uma legislação que impede o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) de emitir uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) sem a aprovação do Congresso.

A contagem final de votos para o “CBDC Anti-Surveillance State Act” do deputado Tom Emmer foi de 216 “sim” contra 192 “não”, incluindo o apoio de 213 republicanos e três democratas. Esse resultado segue a aprovação do projeto de lei pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara (HFSC) no ano passado, que não recebeu nenhum apoio dos democratas na época.

Publicidade

Emmer comemorou a aprovação do projeto de lei, postando no X que ele “impede que burocratas não eleitos emitam uma ferramenta de vigilância financeira para minar fundamentalmente nossos valores norte-americanos”.

“Minha legislação garante que a política de moeda digital dos Estados Unidos permaneça nas mãos do povo norte-americano para que qualquer desenvolvimento de moeda digital reflita nossos valores de privacidade, soberania individual e competitividade do mercado livre”, continuou ele. “É disso que a futura economia digital global precisa.”

O projeto de lei marca a terceira legislação exclusivamente focada em criptoativos adotada pela Câmara este mês, após a aprovação de uma resolução pró-criptobanco e da Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século 21 (FIT21), que obteve o apoio de 21 e 71 democratas, respectivamente.

Leia também: FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

Ambos os projetos de lei — em grande parte apoiados pelos republicanos — alinham-se em seus objetivos de facilitar a operação de empresas de criptomoedas nos Estados Unidos, afrouxando as rédeas mantidas pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC), em grande parte hostil ao mercado cripto.

Publicidade

O projeto de lei de Emmer adotou uma abordagem diferente da legislação do FIT21, com o objetivo de impedir que o governo e o banco central alavanquem os criptoativos para “fins nefastos” na forma de uma CBDC. Diferentemente do mercado privado e das criptomoedas descentralizadas como Bitcoin e Ether, as CBDCs seriam emitidas e controladas diretamente pelo governo, com valor diretamente vinculado à moeda fiduciária do país.

“É um dinheiro programável controlado pelo governo que, se não for projetado para imitar o dinheiro vivo, dará ao governo federal a capacidade de vigiar e restringir as transações dos norte-americanos e monitorar todos os aspectos de suas vidas diárias”, argumentou Emmer ao defender a legislação na quarta-feira (22).

Os argumentos de Emmer contra as CBDCs refletem os de republicanos como o senador Ted Cruz (R-TX), o governador da Flórida, Ron DeSantis, bem como de políticos como a ex-democrata Tulsi Gabbard e o candidato à presidência Robert F. Kennedy Jr. Um dos apoiadores do projeto de lei, o deputado French Hill (R-AR), defendeu stablecoins do mercado privado como uma melhor alternativa às CBDCs.

Por outro lado, muitos democratas estavam mais otimistas em relação aos possíveis benefícios de uma CBDC dos EUA, como a expansão do domínio global do dólar e a ajuda para liderar outras nações em termos de como projetar suas próprias CBDCs. Caso contrário, argumentaram, uma CBDC chinesa poderia se estabelecer.

Publicidade

“Isso é especialmente preocupante, uma vez que a CBDC chinesa tem vigilância governamental embutida, enquanto a CBDC dos Estados Unidos seria projetada para proteger a privacidade do consumidor e outros valores norte-americanos profundamente arraigados”, disse Maxine Waters (D-CA), membra do ranking do HFSC, em oposição ao projeto de lei.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Tether anuncia fim de cunhagem de USDT nas redes EOS e Algorand

Segundo a Tether, a ação faz parte de uma “transição estratégica para priorizar o suporte a blockchain orientado pela comunidade”
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoins da GameStop e Iggy Azalea encerram semana com perdas de até 50%

MOTHER – uma memecoin lançada pela rapper Iggy Azalea – despencou 38% nos últimos 7 dias
Imagem da matéria: Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Em 2023 o PIB do agronegócio correspondeu a quase 24% do PIB do Brasil, conforme aponta pesquisa feita pela USP
Imagem da matéria: Bitcoin vai disparar graças ao fracasso dos bancos japoneses, diz Arthur Hayes

Bitcoin vai disparar graças ao fracasso dos bancos japoneses, diz Arthur Hayes

Novos dólares americanos serão necessários, então “compre na maldita baixa”, ele aconselha