Imagem da matéria: Caixa Econômica Federal tem melhor ouvidoria entre grandes bancos, aponta Banco Central
(Foto: Shuttertstock)

A Caixa Econômica Federal foi o grande banco que alcançou melhor pontuação no ranking do Banco Central (BC) que mede a qualidade dos serviços de ouvidoria das entidades financeiras brasileiras.

A lista, atualizada pelo BC a cada trimestre, mostra a Caixa Econômica com o terceiro maior índice (4,43) entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes – o banco estatal tem 95,1 milhões.

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A maior nota possível é 5 e foi obtida por apenas uma instituição no último trimestre, a OMNI, focada em serviços de crédito e financiamento e com 4,6 milhões de clientes. Em seguida aparece a Realize Crédito, Financiamento e Investimento (índice 4,74, com 4,8 milhões de clientes).

Outros bancos tradicionais figuram com notas menores. Bradesco (4,04), Santander (3,95), Itaú (3,71) e Banco do Brasil (3,66) aparecem em 8º, 10º, 11º e 12º, respectivamente.

Em relação ao trimestre anterior, somente o Itaú não apresentou evolução no índice entre os “bancões”.

Além da Caixa Econômica

Assim como ocorre no ranking de reclamações do Banco Central, instituições com menos de 4 milhões de clientes são classificados em uma lista à parte. É nela que figuram os principais bancos nativos digitais em operação no país.

Dentre eles, o Agibank obteve o melhor índice (4,12), aparecendo em 17º nessa lista. Também receberam avaliações as ouvidorias do Original (3,80), C6 (3,65) e Inter (2,81).

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O Nubank, considerado a maior fintech brasileira e um dos mais conhecidos bancos nativos digitais, não teve ouvidoria avaliada pelo BC no período.

Sete instituições com menos de 4 milhões de clientes conseguiram obter a nota máxima e encabeçam a lista: Banco Renner, Banco Triângulo, CCB, Grupo Bonsucesso, Honda, Paraná Banco e Sorocred.

Como funciona o ranking

Segundo o Banco Central, o Índice de Qualidade de Ouvidorias é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento da instituição.

O ranking leva em conta fatores como a qualidade e tempo de resposta fornecida pela instituição, além da visão do cliente sobre o serviço da própria ouvidoria.

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O índice não é calculado para instituições ou conglomerados que possuem, no período de referência, menos de 15 reclamações registradas no Banco Central e menos de 15 respostas apresentadas pela ouvidoria.

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