Imagem da matéria: Bancos Pan, Inter e Original reduzem, mas ainda têm altos índices de reclamações em ranking do BC
Foto: Shutterstock

Pelo terceiro trimestre seguido, o Banco Pan teve o mais alto índice de reclamações contra grandes instituições financeiras no Brasil. Ao mesmo tempo, bancos digitais como Inter, Original e Agibank também registraram índices altos de queixas em relação ao número de clientes. As informações são do Banco Central e foram divulgadas nesta quarta-feira (15).

Ao longo do quarto trimestre (outubro a dezembro) o Banco Pan recebeu índice 126,5 após ter recebido 564 queixas procedentes. A pontuação é quase o dobro do vice-líder em reclamações no período, o BMG, com índice 68,66.

Publicidade

Em seguida aparecem Banrisul (23,3), Santander Brasil (22,9) e Bradesco (19,36).

Esse índice é obtido a partir do número de reclamações reguladas consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por um milhão. A fórmula visa equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

Por meio de nota, o Banco Pan afirma que tem adotado medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor.

“Foi pioneiro entre os Bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC em Janeiro deste ano para redução do número de reclamações”, afirmou.

O Banco Pan é controlado pelo BTG Pactual e pela Caixa Econômica Federal, tem 4,45 milhões de clientes, segundo o ranking do BC.

Publicidade

Apesar de ainda liderar o ranking, o Pan vem reduzindo seu índice ao longo do ano. Nos segundo e terceiro trimestres o banco atingiu 168,45 e 149,58, respectivamente.

Bancos digitais

Para elaborar o ranking, os bancos são divididos pelo Banco Central em duas grandes listas. Em uma delas estão bancos que possuem mais de 4 milhões de clientes, que é a liderada pelo Pan. E outra reúne os que não atingiram essa marca, na qual constam boa parte dos chamados bancos digitais. 

Entre essas instituições com menos de 4 milhões de clientes a liderança entre as reclamações coube à Facta Financeira, que atua no setor de investimentos. Com 86.986 clientes, registrou 114 queixas no trimestre, alcançando o índice 1.1310,55.

Considerado uma das fintechs mais inovadoras do mundo, o Banco Inter é o sétimo nessa lista secundária do BC. Com 3.957.845 clientes, registrou 489 queixas no período e obteve o índice 123,55, um pouco abaixo do registrado pelo Pan.

Publicidade

O crescimento do número de clientes do Inter, no entanto, indica que o banco já deve aparecer na listagem principal no próximo levantamento, caso ultrapasse a marca de 4 milhões de clientes.

Também com índice alto (111,92) no ranking do BC, o Original aparece na oitava posição, com 271 reclamações no período. A instituição conta com 2,4 milhões de clientes.

Outro dos principais bancos digitais a figurar na lista do BC é o Agibank, com 103 queixas e índice 84,98. A instituição tem 1,2 milhão de clientes.

A exemplo do que acontece com o Pan, o Inter também conseguiu reduzir seu índice em relação ao trimestre anterior, quando era de 176,25. Já o Original e o Agibank registraram aumento.

Principais reclamações

O Banco Central também divulgou os motivos de reclamações dos clientes em relação às instituições financeiras. No período, a instituição contabilizou 12.393 queixas.

Publicidade

A reclamação mais frequente, de acordo com o BC, é referente a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.359). Em seguida aparecem irregularidades relacionadas ao serviço de cartão de crédito (1.695) e problemas relativos a operações de crédito (1.008).


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%