Imagem da matéria: Bitpreço deixa associação de corretoras de criptomoedas após polêmica com Binance
Foto: Shutterstock

A Bitpreço, marketplace que conecta exchanges de criptomoedas, anunciou nesta quarta-feira (10) que deixou Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) para “evitar parcialidades” em caso contra a Binance.

A saída da empresa é resultado do recente movimento da ABCripto de pressionar as autoridades contra a atuação da Binance no Brasil.

Publicidade

De acordo com a empresa, que conecta em seu serviço tanto corretoras nacionais, como Mercado Bitcoin e Foxbit, quanto internacionais, como Binance e FTX, seu modelo de negócios “demanda neutralidade”.

“Portanto, para evitar parcialidades, a BitPreço desfiliou-se da ABCripto. Esperamos que o mercado encontre um denominador comum para ambos os lados, de forma que possam competir e evoluir saudavelmente”, disse a empresa em nota.

Não foi a única baixa da associação. Segundo Rodrigo Monteiro, atual diretor-executivo da ABCripto, a Ripio também anunciou a saída entidade na mesma reunião — que ocorreu na terça (09) à noite. O motivo, diz, não está ligado à posição contra a Binance, mas sim a questões de reestruturação gerencial.

Procurada, Ripio respondeu em nota:

“A decisão foi tomada pela matriz (Argentina) nesta quarta-feira (10 de março), após avaliar que a postura da associação, neste caso, é diferente da visão mais inclusiva da Ripio, que deveria buscar um framework que fosse inclusivo para diferentes frentes de atuação no setor e permitisse a atuação de empresas globais que trabalham sério e olham para o Brasil com visão de longo prazo”.

Publicidade

“Nós vínhamos discutindo a questão de dezembro para cá. No início de março, foi decidido por unanimidade o envio das cartas de denúncia, inclusive pela Bitpreço. Após a repercussão, eles entenderam que estavam em um possível conflito de interesses, o que foi uma conduta muito correta e honesta”, diz Monteiro.

Em nota, a Bitpreço confirmou: “A votação foi unânime, pois a BitPreço não avaliou adequadamente os conflitos entre seu modelo de negócios e a ação em questão. Após reflexão, notamos a necessidade de nos mantermos neutros, temos parceiros em ambos os lados. Optamos então pela desfiliação”.

Polêmica em torno da Binance

O diretor lembrou da importância dos antigos membros e lamentou a saída. Conforme consta no site da associação, restaram Mercado Bitcoin, Foxbit e Novadax. Um quarto membro deve ser anunciado em breve.

Sobre a questão que provocou a toda a polêmica, Monteiro afirmou:

“Nossa posição é uma questão de arbitragem regulatória contra todos os players que atuam no Brasil sem oferecer segurança e sem obedecer à legislação, como no caso da oferta de serviços de derivativos com criptomoedas”.

Publicidade

Questionado sobre o foco na Binance, o diretor da ABCripto diz que ela foi a primeira pois era a que tinham provas reunidas, mas que outros casos viriam.

Em recente entrevista ao Portal do Bitcoin, o novo diretor da Binance no Brasil, Ricardo Da Ros, comentou a iniciativa da associação:

“A atitude mais saudável seria sentar para conversar, as empresas se coordenarem para avançar. Quando eu estava na Ripio, se alguma coisa como esta viesse para o debate eu votaria contra”.

Por fim, também foi confirmada saída da direção da ABCripto de Fernando Bresslau. Desde o final de janeiro ele não estava mais na função. Sua saída foi motivada por questões pessoais.

Talvez você queira ler
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói