Ewald Nowotny, atual presidente do Banco Nacional da Áustria e um membro do conselho de governo do Banco Central Europeu, não vê o bitcoin como moeda.
Em uma entrevista com o jornal regional Kleine Zeitung, o banqueiro central foi questionado sobre o reconhecimento do bitcoin pelo Japão como método legal de pagamento. Nowotny afirmou:
Bitcoin não é uma moeda. Falta a única coisa necessária de uma boa moeda – estabilidade. Bitcoin é um objeto especulativo.
Tem havido tempos voláteis para a bitcoin e outras criptomoedas ultimamente, especialmente nas últimas semanas, em meio aos temores do hard fork que dividiria a blockchain do bitcoin para efetivamente criar duas moedas diferentes. No entanto, os preços estão de novo em ascensão, seguindo um consenso entre os mineiros de Bitcoin, levando em última instância à ativação da SegWit.
Por sua parte, a Nowotny não é completamente contra o bitcoin. “Nós (o banco central) não o proíbimos”, afirmou o funcionário do banco central, ao mesmo tempo em que acrescentou que os investidores devem estar conscientes onde estão entrando quando adotarem a criptomoeda.
“No passado, sempre houve casos em que tais coisas estouraram e trouxeram efeitos psicológicos negativos”, afirmou Nowotny.
Recentemente, também na Áustria, os correios locais, em parceria com a Bitpanda, começaram a vender em mais de 1800 agencias, vouchers para serem trocados por criptomoedas.