Imagem da matéria: BIP 91 Foi Ativado. Veja o que Isso Significa e o que Pode dar Errado

Parece que o Bitcoin receberá a Segregated Witness (SegWit)

A proposta de melhoria do Bitcoin 91 (BIP 91) está “locked in” (travada). Até que 90% do hash sinalize suporte para este soft fork, o que implica que os mineradores pretendem, por sua vez, ativar a SegWit. Com isso, o BIP 148 se tornará obsoleto e não acontecerá nada no dia 1º de agosto.

Publicidade

Mas a SegWit não está certa ainda. Na verdade, em nível técnico, a SegWit não está mais próxima da ativação.

BIP 91

A SegWit, definida pelo BIP 141, trava (da locked in) se pelo menos 95% dos mineradores (por hash power) derem suporte para a atualização dentro de um período de duas semanas. Para fazê-lo, os mineradores precisam inserir um pedaço de dados chamado “bit 1” nos blocos que eles minam.

Importante: esta é tecnicamente a única maneira de o SegWit ativar agora. E este limiar ainda não foi cumprido.

Mas existem estratégias alternativas para tentar alcançar esse limite “indiretamente” – como o BIP 91.

BIP 91 é uma proposta de melhoria do Bitcoin proposta pelo engenheiro de garantia da Bitmain James Hilliard. É compatível com o Acordo de Nova York e apoiado por várias empresas de Bitcoin e bancos de mineração. Também é compatível com o BIP 148, outra estratégia para atender indiretamente o BIP 141.

Os mineradores têm sinalizado o suporte para o BIP 91 nos últimos dois dias através de um outro dado, “bit 4.” Uma vez que 269 blocos dentro de uma janela de 336 blocos incluem o bit 4, este soft fork BIP 91 fica trancado (locked in). E isso foi o que acabou de acontecer.

Isso significa que depois de mais 336 blocos, um pouco mais de dois dias a partir de agora, todos os nós compatíveis com BIP 91 rejeitarão qualquer bloco que não inclua o bit 1.

Publicidade

Enquanto a maioria do poder de hash aplicar o BIP 91, essa maioria deve eventualmente controlar a cadeia válida mais longa de acordo com todos os nós Bitcoin. E, como esta cadeia consiste apenas em blocos de sinalização SegWit, ele ativará a SegWit em todos os nós preparados para SegWit.

Nesse caso, o BIP 141 deve fechar até meados de agosto e o SegWit deve estar funcionando na rede Bitcoin após um “período de carência” de duas semanas até o final desse mês.

Se tudo correr bem …

O que poderia dar errado?

Embora bem mais de 80 por cento do poder de hash sinalizou bit 4 para ativação do BIP 91, isso realmente não garante nada. Mais importante ainda, não significa, por si só, que esses mineradores sinalizarão o bit 1 para a SegWit.

Na verdade, até agora, a maioria dos mineradores não fizeram. Atualmente, a proporção de mineradores sinalizando o bit 1 ainda é muito menor do que a ativação do BIP 91 sugere. Ainda é inferior a 50%.

Publicidade

Além disso, o BIP 91 provavelmente está sendo executado por quase nenhum nó economicamente relevante; Ou seja, nós operados por usuários que aceitam bitcoins como pagamento. Quase nenhum usuário do Bitcoin na rede reconhece o BIP 91 ou a sua sinalização de bit 4, e, portanto, continuará a aceitar blocos com ou sem bit 1.

O BIP 91 é, em vez disso, aplicado por força de hash sozinho. Isso, por sua vez, significa que a maioria dos mineiros (por força de hash) poderia voltar do BIP 91 com pouco mais do que danos à reputação. Eles poderiam continuar a minerar os blocos que não indicam o bit 1, mesmo após o BIP 91 se ativar em alguns dias. Enquanto esses mineradores estiverem na maioria, eles continuarão a controlar a blockchain válida mais longa: válida de acordo com a maioria dos mineradores e válida para a maioria dos usuários.

Além disso, qualquer minoria de mineradores e os poucos nós que aplicam o soft fork BIP 91 seriam retirados da rede Bitcoin. Dentro de alguns dias, esses mineradores iriam minerar (em cima de) blocos que apenas eles mesmos considerariam válidos, enquanto a maior parte do resto da rede Bitcoin os ignoraria completamente. Esses mineradores estariam desperdiçando seus próprios recursos.

Com a sinalização do bit 4 essa semana, a maioria dos mineradores efetivamente fez uma declaração de que eles pretendem começar a ativar o soft fork da SegWit dentro de alguns dias. Mas por enquanto, isso é realmente tudo o que é: uma declaração de intenção pública.

A  real ativação do SegWit deve começar na semana que vem, se os mineradores aderirem à intenção declarada.

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares